sexta-feira, 30 de maio de 2008

Seleção Anima Mundi

Depois de alguns anos praticamente ausente do Festival Internacional de Animação Anima Mundi, os desenhos japoneses retornam com força total nesta edição, marcando presença em quase todas as categorias. Em Infantil, o destaque fica por conta de Vegetable Fairies Season 2 Episode 5: Teh Lost Piano (de Nobuyoshi Satoh e Tetsuji Nakamura). Já em Curta-metragens, vale ressaltar Franz Kafka Inaka Isha e Kodomo no Keijijogaku (ambos de Koji Yamamura), que disputam com How to Hook Your Home Theater (foto), estrelado por nada mais que Pateta. Dirigido por Kevin Deters e Stevie Wermers-Skelton, a animação traz cerca 50% de sua cenas realizadas por uma técnica de animação sem papel, feitas diretamente no computador por meio de tablets.

O Brasil também está presente, com diversos títulos nas categorias principais. Entre eles, Casinha de Cupim, de Horácio Young Jr., Jardim das Cores, de Guilherme Reis, Seu Lobo, de Humberto Avelar (na categoria Infantil), Belowarks, de Paulo Munhoz (Longa-metragens), Maria Flor, de Camila Carrossine, e Casa de Máquinas, de Maria Leite e Daniel Herthel (Curta-metragens).

O Anima Mundi acontece de 11 a 20 de julho, no Rio de Janeiro, e de 23 a 27 de julho, em São Paulo. Confira a lista dos selecionados no site do festival.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: