sábado, 10 de maio de 2008

Especial: Speed Racer

Pegando carona na estréia da versão cinematográfica do animê de Tatsuo Yoshida, preparei esse especialzinho sobre Speed Racer. Bem, como todos já estão carecas de saber, o desenho nasceu no final da década de 1960 e, por incrível que pareça, continua a aparecer no topo das listas das melhores animações feitas para a televisão.

A história de Speed começou no início dos anos 1960, no Japão, em uma série de mangás. Batizado de Mach Go Go Go, foi concebida e ilustrada pelo próprio Tatsuo. Os HQs giravam em torno de um carro de corrida recheado de truques e seu audacioso piloto Go Mifune. Não demorou para que a trama virasse febre Terra do Sol Nascente e ganhasse uma versão animada pelas mãos do Tatsunoko Studios, pertencente aos irmãos Yoshida (da série animada em preto-e-branco Space Ace).

Não demorou para alçar vôos mais altos e conquistar o planeta. O primeiro lugar a aterrissar foi nos Estados Unidos, quando a produtora americana Trans-Lux comprou os direitos de exibir a série, em 1967. Mas nem tudo saiu como mandava o figurino e Mach Go Go Go passou por algumas modificações em prol da adaptação ao público americano. Assim, o desenho virou Speed Racer, e o carro, Mach 5. As diferenças culturais entre japoneses e americanos resultaram ainda na mudança do foco do carro para o piloto.

Speed Racer se tornou o protagonista e seu possante, o coadjuvante. Apesar da forte interferência americana, os diálogos foram traduzidos do japonês para o inglês pela própria Tatsunoko e as músicas de fundo não sofreram intervenção, mantendo a versão norte-americana – a que foi exibida por aqui - o mais próximo possível da original.

Aqui vale lembrar que, nos anos 1980, a mesma equipe que realizou as aventuras animadas das Tartarugas Ninja produziu 13 episódios de um novo Speed Racer, completamente diferente daquele que conhecemos. E em 1997, para comemorar o aniversário dos 30 anos do desenho, a Tatsunoko produziu novos 26 episódios, nos quais reconta a história do corredor.

Raio-X: Speed Racer tem apenas 18 anos, mas é a sensação das pistas de corridas. Ao volante de seu potente e cheio de truques Mach 5, ele se sente imbatível. A cada episódio, o garoto tem de enfrentar inescrupilosos corredores que fazem de tudo para eliminar os correntes. Nessa empreitada, ele conta a ajuda de sua equipe de apoio, comandada por seu pai, Pops Racer, um famoso designer de carros de corrida.

No grupo estão Trixie, o mecânico Sparky, seu irmão Gorducho e macaco de estimação Zequinha. As emoções aumentam quando o grande rival de Speed, o Corredor X, entra nas pistas, com a promessa de criar muitos problemas e acidentes. Speed nem imagina que o misterioso piloto é seu protetor e irmão mais velho. Ao atingir a maioridade, X abandonou a família para seguir seu próprio caminho e agora trabalha como um agente secreto da Interpol, mantendo sua identidade secreta a todo custo.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: