quinta-feira, 5 de junho de 2008

Estante: O Reino dos Gatos

Neko no Ongaeshi/The Cat Returns (Japão, 2002) · Dirigido por Hiroyuki Morita · Produção: Studios Ghibli · Elenco (vozes): Chizuru Ikewaki, Yoshihiko Hakamada, Aki Maeda, Takayuki Yamada, Hitomi Sato, Kenta Satoi, Tetsuro Tamba

O lançamento não é novidade, mas vale um lugar na sua coleção. Dirigido por Hiroyuki Morita, O Reino dos Gatos (Europa) leva a assinatura dos mesmos criadores de A Viagem de Chihiro, os Studios Ghibli, e traz uma premissa bem simples se comparado aos outros filmes do estúdio. Mas tem seus encantos. A garota Haru certo dia, a caminho da escola, avista um gato bem estranho, que carrega na boca um embrulho. Distraído, o bichano começa a atravessar uma rua movimentada, atrapalha-se com o pacote e, não fosse por Haru, teria sido atropelado.

O felino, na verdade, é o príncipe do Reino dos Gatos e, como agradecimento por ter salvo a vida de seu filho, o rei convida a menina para visitar seu lar, um lugar mágico onde todos os animais falam e se comportam como humanos. Porém, ela não imaginava que o preço a pagar pela sua atitude seria um pouco alto: casar-se com o Príncipe Lune e virar uma bela gatinha.

No Japão, a animação foi um sucesso de bilheteria, mas por aqui sua passagem ocorreu sem muitos alardes. Uma pena. Essa pequena pérola merecia mais atenção. É um conto cheio de magia, delicadeza, cor e detalhes. Pode até ter um enredo sem maiores compromissos, mas nunca com momentos vazios ou falta de criatividade. Afinal, o Studio Ghibli não costuma se render a filmes fáceis ou previsíveis, por mais infantis que sejam.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: