segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Entrevista: A criadora de Nim

Estrelado por Jodie Foster e Abigail Breslin, A Ilha da Imaginação mostra as aventuras de uma menina moradora de uma ilha deserta. Inspirado no livro A Ilha de Nim, da canadense Wendy Orr, uma das melhores contribuições do filme - além de divertir, claro - é o incentivo à leitura. E não apenas porque Nim é fã de livros, mas porque mostra de um jeito muito bacana a relação de um escritor com o seu herói-personagem. Confira a entrevista exclusiva feita por Cristiane Rogerio com a escritora:

Qual parte da história você tinha aos 9 anos?
Estava visitando meus avós em Vancouver, no Canadá. No trem que levava até lá, passamos por duas ilhas tão pequenas como casas - desejei na mesma hora morar em uma delas! Mas, talvez porque soubesse que isso não iria acontecer, ou talvez porque sempre fui uma boa contadora de histórias, a garota que vi morando lá não era eu, mas era extraordinariamente corajosa, competente e original. E, provavelmente, porque tinha acabado de ler um livro sobre uma menina órfã, esta garota também seria órfã! Visitei meus pais em abril passado e minha mãe achou uma caixa cheia de escritas minhas de infância, e eu li a história da ilha. Algumas coisas estavam diferentes, mas o mais importante - a descrição da ilha que faria ela possível, a coragem da menina e suas habilidades e independência - estavam lá. Pudemos ver claramente as origens de A Ilha de Nim!

Quando você terminou o livro?
Entre final de 1998 e começo de 1999.

Você acompanhou o roteiro do filme e houve mudanças, não? Isto te incomoda?
A mudança foi como Jack, pai de Nim, volta para a ilha depois de afundar, mas é mais um jeito diferente de contar a história. Trabalhar com os roteiristas Paula Mazur e Joe Wrong me deu a percepção de porque algumas coisas têm de ser diferentes no filme em relação ao que está no livro. Por exemplo, a maneira como fiz Alex chegar à ilha de barco é perfeita para o livro, mas não acho que seria muito convincente vendo uma pessoal real, na tela. E como eles adoraram o livro, sabia que as sugestões de mudanças eram porque acreditavam ser necessário para funcionar melhor. Quando vi o filme pronto, senti um grande alívio porque pensei que era bom, que as pessoas iriam gostar e que estava fiel ao espírito dos personagens da minha história.

O livro e o filme falam das aventuras por meio dos livros. Você acredita que o filme pode ser um incentivo à leitura?
Espero que sim! Jodie Foster me contou que o livro inspirou o filho dela a começar a ler, porque foi o primeiro livro que ele leu e se divertiu sozinho. Acho que seria maravilhoso se outras crianças começassem a ler mais depois que vissem o filme.

Você gosta de animais? Tem algum?
Amo animais. Na verdade, fiquei muito emocionada ao encontrar um dos dois leões-marinho que interpretaram Selkie no filme. Agora tenho um cachorro velhinho, uma collie, mas antigamente tive gatos, cavalos e coelhos.

O que você faria de diferente se morasse em uma ilha deserta?
Pensando bem... nada. Exceto por caminhar na praia sem direção, o que seria ótimo. Atualmente vivo em um lugar muito agradável, no meio de uma floresta, a cerca de 10 minutos de várias praias. Tenho muita sorte.

* Entrevista realizada por Cristiane Rogerio e publicada originalmente no site da revista
Crescer

Nenhum comentário: