segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Literatura: Como Começa?

A jornalista Silvana Tavano já colaborou algumas vezes com o blog, dando dicas de livros infantis - dicas, aliás, sempre bem-vindas. Além de trabalhar como editora da revista Marie Claire, da Globo, e de editar o blog Diários da Bicicleta, ela colabora com revistas e suplementos voltados ao público infanto-juvenil e é escritora de livros infantis. E das boas. Em 2005, publicou o primeiro livro que acompanha as aventuras de uma simpática bruxinha em Creuza, Crise: 4 Histórias de Uma Bruxa Atrapalhada (Companhia das Letrinhas), e O Mistério da Gaveta (Saraiva). Em 2007, foi a vez de As Encrencas da Creuza: 4 e 1/2 Histórias de uma Bruxa em Apuros (Companhia das Letrinhas).

Agora, a Silvana lança Como Começa?, na Bienal do São Paulo, onde vai marcar presença no estande da Editora Callis para uma tarde de autógrafos, no dia 17, domingo, das 16h às 17h. O livro, que conta com ilustrações criadas por Elma, nem bem chegou às prateleiras da livraria e já inspirou a mais nova montagem da Cia. de Dança Aberta, um grupo de pesquisa em dança formado e dirigido por Julia Ziviani. Confira a seguir uma entrevista com a escritora.

Qual é a história de Como Começa?
Neste livro, não há propriamente uma história. A partir de perguntas (aparentemente) infantis, Como Começa? instiga as crianças a pensarem nos jeitos tão diferentes que muitas coisas podem começar.

Você já está trabalhando em outro livro?
Sim, o As Namoradas do Meu Pai, que deve ser lançado até outubro.

A bruxinha Creuza foi sua primeira investida na literatura?
Ela foi a protagonista das primeiras histórias. Mas essa personagem continua aparecendo em livros e também nas mininivelas em "postículos" que publico no meu blog.

Faz tempo que você escreve histórias?
Trabalho como jornalista há quase 30 anos, mas os livros são novidade na minha vida. Comecei a escrever em 2003 e a primeira aventura da Creuza foi publicada em 2005.

O que levou você a se dedicar aos livros infanto-juvenis?
O meu "sucesso doméstico" [risos]. Falando sério. Descobri que gostava de inventar histórias depois que meu filho Caio nasceu... Após alguns anos, algumas dessas histórias pularam para o papel.

Costuma-se dizer que adultos que gostam de desenhos animados e literatura fantástica, tipo a saga de Harry Potter, "esqueceram de crescer", que temem a vida adulta ou se escondem atrás da infantilidade para não assumir as responsabilidades de um adulto. O que acha disso?
Nossa! Isso até parece "síndrome" - podia chamar "complexo de Peter Pan" [risos]. Na verdade, acho que esse tipo de afirmação não faz o menor sentido. Literatura de qualidade não tem idade - eu mesmo vivo presenteando "meninas" de todas as idades com A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga. Do mesmo modo, uma linda animação vai ser apreciada por quem gosta de animação, seja qual for sua idade.

Por falar em desenhos, você gosta de animações? O que costuma assistir?
Gosto muito de animação. Adorei As Bicicletas de Belleville, A Viagem de Chihiro... Na TV, prefiro as antigas, tipo Gato Felix, Pica-Pau e, no topo da lista, Tom & Jerry. Mas também gosto de novas séries, como Os Padrinhos Mágicos.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: