sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Miyazaki surpreende de novo

E o diretor japonês Hayao Miyazaki (de A Viagem de Chihiro), acertou em cheio novamente. Dessa vez, com uma belíssima história protagonizada por uma "peixinha dourada" e um menino de 5 anos que se apaixonam. Ponyo on the Cliff by the Sea, que em breve deve alcançar as telas de cinema do mundo todo, tornou-se um dos filmes mais vistos no Japão em seu primeiro mês nos cinemas.

A bilheteria do animado já passa de 10 bilhões de ienes (cerca de US$ 91 milhões) e sua canção temática virou ringtone em milhares de celulares nipônicos. O filme será exibido na 65ª edição do Festival de Cinema de Veneza, que acontece entre os dias 27 a 6 de setembro, e em seguida será distribuído nos Estados Unidos e para o resto do planeta.

Miyazaki criou vários filmes de animação que ajudaram a reavivar o cinema japonês. São de sua direção três dos cinco filmes de maiores vendas no Japão nos últimos sete anos, segundo a Associação de Produtores de Cinema do Japão. Além de A Viagem de Chihiro (2001), sobre uma garotinha que perambula no mundo dos espíritos e que recebeu o Oscar de melhor filme de animação em 2003, Miyazaki encantou ao público mundial com seu O Castelo Animado (2004), no qual um menino mago luta pela justiça num mundo mágico.

O crítico de cinema Ryusuke Hikawa acha que ainda é cedo para dizer se Ponyo terá sucesso semelhante aos trabalhos anteriores do cineastas, mas ele acredita que as chances são altas. "Miyazaki continua a fazer desenhos animados desenhados à mão. Nesse sentido, seus trabalhos são animação do tipo antigo. E é exatamente isso que os torna universalmente sedutores." Alguém duvida?

(shirley paradizo)

* Fonte: site Globo.com

Nenhum comentário: