terça-feira, 5 de agosto de 2008

Simpsons vetados

Depois de terem sido banidos na Argentina, a família de pele amarela agora recebeu cartão vermelho em toda a América Latina. Quer dizer, não por completo. O canal Fox vetou em todos os países latinos - lê-se Brasil, inclusive - episódio de Os Simpsons que faz alusão aos desaparecidos políticos durante a ditadura do presidente argentino Juan Perón.

Em E. Pluribus Wiggum, o décimo capítulo da nova temporada, os personagens conversam no bar do Moe e ironizam o ditador: "Eu gostaria de ter uma ditadura como a de Juan Perón. Quando ele desaparecia com você, você ficava desaparecido para sempre". E o outro responde: "E ele ainda era casado com a Madonna", numa alusão ao filme Evita, no qual a estrela pop intrepreta Eva Perón. A piada foi considerada de mal gosto e ofensiva às vítimas da ditadura.

Essa não é a primeira vez que Homer e companhia são censurados por aqui. No ano passado, a Fox brasileira omitiu um diálogo no episódio A Esposa Aquática, em que Lisa e Bart citam o Brasil como um dos lugares mais "nojentos" no qual já estiveram. Na versão dublada, o diálogo foi mudado. Já em Blame it on Lisa, de 2002, a família de olhos esbugalhados e língua afiada desembarca no Rio de Janeiro e causa muita polêmica. Lá, os cariocas falam com sotaque espanhol, a cidade maravilhosa fica ao lado da Amazônia, Homer é seqüestrado por um taxista e a cidade aparece repleta de macacos e ratos.

Confira abaixo um trailer de E. Pluribus Wiggum (o vídeo é em inglês, com legendas em espanhol).


(shirley paradizo)

Nenhum comentário: