segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Em cartaz: Tarzan

Tarzan (EUA, 1999) · 88 minutos · Dirigido por Chris Buck e Kevin Lima · Roteiro: Tab Murphy, Bob Tzudiker e Noni White, baseado em livro de Edgar Rice Burroughs · Produção: Bonnie Arnold · Música: Mark Mancina · Elenco vozes: Tony Goldwyn, Minnie Driver, Glenn Close, Brian Blessed, Nigel Hawthorne, Lance Henriksen, Wayne Knight, Alex D. Linz, Rosie O'Donnell, Taylor Dempsey

A emocionante história do bebê que sobrevive a um naufrágio e é criado por uma familia de gorilas é contada pela primeira vez em desenho animado pela Diseny. Em Tarzan, a criança em questão estava à bordo de um navio inglês na costa da África, quando um acidente o leva a embarcação à pique. Os pais do nenê conseguem se salvar e passam a morar em uma ilha aparentemente deserta. Com a morte do casal, uma gorila fêmea (voz de Glenn Close) adota o menino, mesmo contra a vontade de seu parceiro, Kerchak (Lance Henriksen). O bebê recebe o nome de Tarzan e é educado em meio aos costumes dos macacos e elefantes da região.

Com o passar dos anos, ele cresce, torna-se um adulto selvagem e se esgueira com habilidade entre as árvores e cipós das florestas. Sua vida muda completamente quando um grupo de exploradores chega à região. Entre eles está a bela Jane (Minnie Driver), que acaba deixando o homem-macaco divido entre o desejo de ficar com "gente" da sua espécie e o amor pela moça.

Se comparado com as diversas adaptações realizadas até 1999 para o cinema e a TV, a versão da Disney para romance de americano Edgar Rice Burroughs (1875-1950) não trazia muitas inovações no roteiro. Já do ponto de vista técnico não se pode dizer o mesmo. A Disney anunciou com este desenho a invenção de uma nova técnica de animação. Denominada deep canvas (ou tela profunda), ela possibilita ao desenhista dar tridimensionalidade às cenas. E realmente é como se navegar com Tarzan por entre as matas daquela selva, de cipó em cipó. A luta entre o herói e o leopardo e a fuga de Jane dos animais selvagens são incrivelmente bem realizadas, com o máximo de riqueza de detalhes.

Exibição: dia 8, segunda, 20h, Disney

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: