terça-feira, 9 de setembro de 2008

Estante: As Aventuras de Tintin

Les aventures de Tintin (França/Canadá, 1991) · 25 minutos, por episódio · Criado por Hergé · Direção: Stéphane Bernasconi · Elenco vozes: AtoresThierry Wermuth, Christian Pellissier, Henri Labussière, Yves Barsacq, Jean-Pierre Moulin, Colin O'Meara

Aclamado como um dos maiores clássicos da animação mundial, o repórter aventureiro mais famoso do planeta está de volta em uma edição para colecionadores. Todos os 39 episódios das três temporadas da série animada As Aventuras de Tintin (produzida entre 1991) foram reunidas em um box de luxo para fã nenhum botar defeito (R$ 144,90, Log On Editora Multimidia) - as três temporadas também podem ser adquiridas separadamente (R$ 59,90 cada).

Exibida em mais de 60 países, a série animada foi inspirada nos quadrinhos do desenhista belga Georges Rémi (1907-1983), que ficou mundialmente conhecido pelo pseudônimo Hergé. Tintin nada mais é que um alter-ego de seu criador que dava "voz" à sua visão do mundo real. Em suas histórias, o jovem jornalista e seu cão Milu visitaram a África, os EUA e até a União Soviética stalinista. Também encontraram remanescentes do império inca, participaram de uma revolução na América do Sul, pisaram na Lua e até foram abduzidos por um disco voador. Cada episódio segue à risca a receita de Hergé: tramas simples e caricaturas bem definidas de pessoas e países visitados pelo herói.

Ao longo de seus 47 anos de existência, o universo de Tintim foi enriquecido com personagens marcantes, como o capitão Haddock, os policiais Dupont e Dupond, a cantora Bianca Castafiore, o professor Girassol e o vilão Roberto Rastapopoulos. As aventuras dessa trupe foram traduzidas para cerca de 150 idiomas, venderam mais de 200 milhões de exemplares no mundo, ganharam esta série animada e dois filmes para o cinema na década de 1960. E, em 2010, Steven Spielberg e Peter Jackson devem levar para os cinemas a sua versão cinematográfica de Tintim.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: