terça-feira, 30 de setembro de 2008

Estante: Speed Racer - O Filme

Speed Racer (EUA, 2008) · 135 minutos · Dirigido por Andy Wachowski e Larry Wachowski · Roteiro: Andy Wachowski e Larry Wachowski, baseado em série de TV criada por Tatsuo Yoshida · Produção: Grant Hill, Joel Silver, Andy Wachowski e Larry Wachowski · Música: Michael Giacchino · Elenco: Emile Hirsch, Nicholas Elia, Susan Sarandon, Melissa Holroyd, Christina Ricci, Ariel Winter, Scott Porter, Kick Gurry, Christian Oliver, John Goodman, Mark Zak, Paulie Litt, Matthew Fox, Hiroyuki Sanada

Ao adaptar o cultuado anime homônimo em longa-metragem live action, os festejados irmãos Wachowski (de Matrix) resolveram abusar da velocidade, cores e explosões num filme que traz referências visuais que remetem aos desenhos animados. Apesar de ser um tanto quando histérico, especialmente na questão estética, Speed Racer (R$ 44,90, Warner) é fiel ao visual da animação que o originou. Além disso, o filme desfila efeitos digitais capazes de dar velocidade e agilidade necessárias às cenas das corridas.

Baseado na série criada nos anos 60 por Tatsuo Yoshida, Speed Racer mostra as aventuras do jovem piloto Speed (Emile Hirsh) e seu potente carro Mach 5 nas pistas de corrida. Desde pequeno, o menino sempre se mostrou obcecado pelas corridas, reflexo direto da paixão nutrida por a família Racer. Pops (John Goodman), o pai, possui uma oficina mecânica e estimula seu filho mais velho, Rex (Scott Porter), a seguir com sua carreira no automobilismo.

Mas, quando uma fatalidade o mata na pista mais perigosa fora do circuito, a paixão do pai é ofuscada. O sucesso de Racer anos depois só faz com que toda a família - incluindo também a mãe (Susan Sarandon), o irmão mais novo Gordinho (Kick Gurry) e o sensacional chimpanzé de estimação da família (ele rouba a cena sempre que aparece) - envolva-se novamente nas corridas de velocidade com a paixão de antigamente.

No entanto, nem tudo são flores e reflexo do talento de Speed por trás de um volante. Ele tenta combater inescrupulosos empresários que querem lucrar com as corridas forjando resultados e comprando ganhadores, como o multimilionário Royalton (Roger Allam). Para isso, recebe a ajuda de sua namorada Trixie (Christina Ricci), do misterioso Corredor X (Matthew Fox, da série der TV Lost) e o jovem Taejo Togokhan (Rain, um ídolo juvenil na Coréia do Sul, mas relativamente desconhecido no mercado internacional, pelo menos até o lançamento deste filme).

O visual de Speed Racer é o que mais chama atenção. A direção de arte valoriza figurino, cenários e objetos de cores bem fortes, como nos desenhos originais. As cenas de corridas são eletrizantes e o mundo único criado no filme é de encher os olhos. São luzes, explosões e cores os componentes desta aventura completamente audaciosa, fantasiosa e divertida.

Speed Racer é um festival de caprichados efeitos especiais que enchem os olhos do espectador. Alguns - principalmente os mais velhos - podem sair cansados após tantos estímulos visuais, mas o longa é um deleite aos jovens espectadores, principalmente por serem acostumados às cores dos videogames. Afinal, muitas cenas do filme - principalmente as de corridas - parecem jogos eletrônicos. Leia mais sobre a série animada de TV aqui.

Extras: Gorducho nas grandes ligas!, Speed Racer: Sobrecarregado!

Indicação: a partir dos 10 anos

(angélica bito)

* A amiga jornalista Angélica Bito - de quem aprecio muito o trabalho - escreve para o site CineClick (um endereço bacana que traz críticas e informações sobre o universo cinematográfico)

Nenhum comentário: