terça-feira, 16 de setembro de 2008

Estréia: Animatrix

O canal TNT leva o espectador a uma viagem inesquecível ao instigante mundo de Matrix, exibindo não só os filmes protagonizados por Keanu Reeves, mas também os curtas que compõem a série Animatrix. Concebido pelos irmãos Wachowski, os animados apresentam o trabalho de sete diretores consagrados no universo dos animê do Japão, Coréia e Estados Unidos.

O Vôo Final de Osiris (The Final Flight of Osiris, com roteiro dos irmãos Wachowski e direçãode Andy Jones) - Feita pela mesma empresa que realizou o famoso Final Fantasy, a Square USA, Inc, o curta funciona como prólogo de Matrix Reloaded, mas não é essencial para entender o filme, servindo como um belo aperitivo. Tudo começa com uma incrível seqüência de luta de espadas em um ambiente virtual, o que permitiu à equipe do estúdio explorar bastante a sua marca registrada, os humanos virtuais em uma animação 3D. Em seguida, a tripulação da nave Osiris precisa avisar os rebeldes de Zion que milhares de sentinelas estão prestes a atacar a cidade.

O Segundo Renascer - Partes 1 e 2 (The Second Renaissance - Part 1 & 2, com roteiro dos irmãos Wachowski e direção de Mahiro Maeda, de Blue Submarine 6 e animador nos filmes Wings of Honeamise, Laputa: Castle in the Sky e Neon Genesis Evangelion). Seguindo o estilo tradicional dos animês, traz uma viagem aos arquivos históricos de Zion, revelando detalhes do início dos conflitos entre os homens e as máquinas.

Era uma Vez um Garoto (Kid’s Story, com direção de Shinichiro Watanabe, de Cowboy Bebop e Macross Plus) - É o quarto e último episódio escrito pelos irmãos Wachowski e com produção do estúdio japonês Madhouse Studios. A história explora alguns aspectos de Matrix colocando como centro um garoto recebe uma mensagem de Neo (dublado pelo próprio Keanu Reeves) durante uma aula para fugir da Matrix.

Coração de Soldado (Program, com roteiro e direção de Yoshiaki Kawajiri, do longa baseado na série Vampire Hunter D) - Durante uma simulação de treinamento na Matrix, em um ambiente do Japão medieval, uma guerreira de Zion é forçada a escolher entre o mundo real e a lealdade a seus colegas. Um episódio com muita ação, que deve se tornar um dos favoritos dos espectadores.

O Recorde Mundial (World Record, com roteiro de Yoshiaki Kawajiri e direção de Takeshi, um dos animadores de Ninja Scroll) - Nesse episódio somos apresentados a Dan, um corredor obcecado por quebrar seu próprio recorde mundial após ser acusado de dopping. Por meio de uma força de vontade descomunal e esforço físico tremendo, ele consegue realizar seu objetivo, mas acaba distorcendo a realidade virtual da Matrix e tendo um vislumbre rápido do mundo real. O curta explora conceitos já sugeridos no primeiro filme da série e traz uma animação que lembra de leve o visual de Aeon Flux (curiosamente o diretor de Aeon Flux, Peter Cheung, dirige o último episódio, O Robô Sensível).

Além da Realidade (Beyond, com roteiro e direção de Koji Morimoto, um dos animadores de Akira e diretor de Robot Carnival) - Yoko é uma garota que procura seu gato, numa pequena cidade japonesa, e acaba encontrando uma casa que parece ser assombrada. Um dos episódios mais interessantes, com uma boa animação, que lida com a manutenção e a realidade da Matrix.

Uma História de Detetive (Detective Story, com oteiro e direção de Shinichiro Watanabe, de Cowboy Bebop). O episódio foi realizado em tons de preto-e-branco, com uma homanagem aos filmes noir das décadas de 1930 e 1940. Nele, um detetive particular pobretão chamado Ash é contratado para rastrear a hacker Trinity (voz de Carrie-Anne Moss).

O Robô Sensível (Matriculated, com roteiro e direção de Peter Chung, da série Aeon Flux) - O mais surreal de todos os Animatrix é sobre um grupo de rebeldes que captura um robô sentinela e o reprograma para atuar como aliado da causa humana. Uma espécie de Matrix reverso.

Exibição: dia 16, terça, a partir das 17h45, com reprise às 3h20, TNT

Indicação: a partir dos 14 anos

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: