sexta-feira, 5 de setembro de 2008

In memoriam

Esta semana, no dia 2, terça, o mundo da animação sofreu outra importante perda. Bill Melendez, o animador de Snoopy, morreu aos 91 anos. Ele era o único animador ter permissão do cartunista Charles M. Shulz para dar vida aos seus personagens Charlie Brown, Snoopy e a família Peanut, em clássicos televisivos como A Charlie Brown Christmas e It’s the Great Pumpkin, Charlie Brown.

Melendez, que tinha seu bigode como marca registrada, possuía um talento fenomenal e um estilo único, com um senso de humor que inspirou gerações. O artista começou sua carreira nos estúdios Disney, trabalhando em desenhos como Pinóquio, Fantasia, Bambi e Dumbo, além das clássicas animações de Mickey Mouse e Pato Donald. Mais tarde, trabalhou na Warner Bros., animando famosos desenhos de Pernalonga, Patolino e Gaguinho.

Em 1948, deixou o estúdio para trabalhar em publicidade, até que a Ford mostrou-se interessada em utilizar os personagens de Snoopy em seus comerciais. Isso gerou uma feliz parceria que rendeu 63 especiais de meia hora com Charlie Brown e sua turma. Através dos anos, Melendez ainda participou de animações como Garfield, Babar e As Crônicas de Nárnia.

Casado com por 68 anos com Helen Melendez, com quem teve dois filhos, seis netos e 11 bisnetos, Melendez colecionou durante sua carreira oito prêmio Emmy, uma nomeação ao Oscar, dois Peabody, três National Cartoonist Society Awards, e mais de 150 prêmios relacionados à propaganda. O estúdio de animação que leva seu nome afirmou que continuará a realizar suas animações e filmes.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: