segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Literatura: The 39 Clues - The Maze of Bones

Desde o fim da saga Harry Potter, a editora Scholastic vem testando diversas obras para substituir - em gênero e, principalmente, em números - o bruxinho criado por J.K. Rowling. E eis que surge a nova aposta da empresa: a série multimídia The 39 Clues (As 39 Pistas, em tradução livre), ainda sem previsão de lançamento no Brasil. E parece que o tiro foi certeiro.

O primeiro dos 10 livros da série, The Maze of Bones (algo como O Labirinto de Ossos), nem bem chegou às livrarias, e já teve seus direitos cinematográficos adquiridos pela DreamWorks, de Steven Spielberg, que irá dirigir a versão para o cinema.

A história envolve dois irmãos, Dan, de 11 anos, e Amy Cahill, de 14, são convocados para a leitura do testamento da avó. A matrona lhes propõe uma herança de U$ 1 milhão ou seguir as tais das 39 pistas os mistérios de sua poderosa família (Abraham Lincoln, Benjamin Franklin e Mozart seriam parte dos Cahill). Para descobrir esse segredo, escondido em alguma parte do mundo, os irmãos partem em busca das 39 pistas, assim como seus parentes, que se separam em grupos.

Apesar de não contar com seres fantásticos, bruxos, varinhas ou vassouras voadoras, o livro conta com outro tipo de mágia: uma trama recheada de suspense, traições e aventuras. Sem falar que a série traz algo para lá de inovador no mercado literário. Ao contrário de Harry Potter, escrito unicamente por Rowling, os livros de The 39 Clues são obra de vários autores, sendo o primeiro assinado por Rick Riordan, que também ajudou a formatar o arco de dez livros.

Além dessa característica "coletiva", a série ainda conta com uma coleção de mais de 350 cartas com pistas, para os leitores tentarem descobrirem o segredo por conta própria e um sofisticado website, com jogos, blog e vídeos. E os leitores que participarem da corrida para desvendar o segredo concorrem a prêmios em dinheiro. Enquanto The Maze of Bones não chega por aqui, você pode encomendar a obra (em inglês) em sites de venda online como Amazon.com e em livrarias como Cultura ou Saraiva. Confira outros livros da série.


The 39 Clues: One False Note - o segundo volume da saga leva assinatura do não menos brilhante Gordon Korman (de O Filho da Máfia e da série Desafio). Amy e Dan Cahill continuam sua jornada para decifrar as pistas do grande segredo deixado pela sua avó. Agora eles estão mais perto de desvendar outros enigmas. Um ou dois podem ser adivinhados rapidamente, mas existem outros que são realmente uma surpresa. Mais segredos da família Cahill são desvendados. Só que essa empreitada não vai ser nada fácil para os dois irmão. A dupla acaba como suspeitos da polícia durante uma batida no hotel onde estão hospedados e, acredite, são perseguidos por uma multidão enfurecida!

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: