segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Miyazaki em Veneza

O diretor Hayao Miyazaki conseguiu no domingo, dia 31, por meio de um desenho animado, contar uma história emocionante, algo que outros diretores que participam do Festival Internacional de Cinema de Veneza não souberam fazer com atores. O feito foi realizado com seu novo trabalho, Ponyo on the Cliff by the Sea, filme com o qual concorre ao Leão de Ouro.

O desenho se passa em uma cidade junto ao mar na qual um menino salva uma peixinha vermelha, chamada Ponyo. A amizade entre o garoto, Sosuke, e o peixe cresce até o ponto em que Ponyo passa a querer se transformar em uma menina.

A trama serviu como pretexto para Miyazaki falar de temas que merecem a atenção de todos, como a relação entre o homem e a natureza, a necessidade do equilíbrio entre ambos e a amizade entre crianças e adultos.

Com seus desenhos, Miyazaki é capaz de tocar o coração do espectador, unindo o adulto com o seu passado e fazendo com que se lembre de suas brincadeiras, como o navio de brinquedo no qual sempre quis navegar, ou de seu amor pelos animais.

Miyazaki explicou em entrevista coletiva, após a exibição do animado, que, para atingir seu objetivo, tinha trabalhado manualmente, "porque o computador, ainda que seja bom, enfraquece a força da mensagem".

O cineasta japonês já conseguiu, anteriormente, comover com outras histórias, como A Viagem de Chihiro, que conquistou em 2002 o Urso de Ouro em Berlim e, em 2003, o Oscar de melhor filme de animação.

Mas o diretor não consegue enganar ninguém: Ponyo on the Cliff by the Sea, que bateu recorde de bilheteria ao estrear no Japão, é um filme para crianças. Como sempre acontece com esse tipo de produção, que acaba por atingindo também os adultos, Miyazaki, sem querer, questiona o grau de infantilidade da sociedade moderna. Os críticos pareceram entender o seu valor, pois já declararam seu mais recente filme o melhor do festival até o momento.


Vale lembrar que a Playarte divulgou ter adquirido os direitos do animado. Mas não sabe ainda o formato que o longa será lançado no Brasil, se somente em DVD ou também nos cinemas. O certo é que deve aterrissar por aqui até o final do ano.

* Fonte: site Globo.com

Um comentário:

Anônimo disse...

adoro as animações de miyazaki dentre elas estam totoro;túmulo dos vagalumes;porco rosso;a viagem de chiriro;castelo animado;princesa mononoke´só que não pude ver ainda ponyo on the cliff by the sea