terça-feira, 16 de setembro de 2008

Estante: As Aventuras de Panda! e Seus Amigos

Panda Kopanda (Japão, 1972) · 72 minutos · Dirigido por Isao Takahata · Produção: Hayo Miyazaki · Elenco Kazuko Sugiyama, Kazuo Kumakura, Yoshiko Ohta, Yasuo Yamada

Lançado em 1972, As Aventuras de Panda! e Seus Amigos (Focus Filmes, R$ 12,90) leva a assinatura de dois grandes nomes da animação japonesa, Hayao Miyazaki (de A Viagem de Chihiro e O Castelo Animado) e Isao Takahata (de O Túmulo dos Vaga-Lumes). O primeiro se encarregou da animação e do roteiro e o segundo dirigiu essa pequena obra-prima anterior ao Studio Ghibli (lembrando que a dupla foi fundadora do famoso estúdio).

Há muitos elementos na história que lembram Meu Amigo Totoro lançado muitos anos depois. A história é bem divertida, original e surrealista, como todos os animados assinados por Miyasaki.

Tudo começa com garotinha órfã Mimiko levando sua avó à Estação de Trem. Ao chegar em casa, ela vê várias pegadas de algum bicho e começa a investigar. Não demora para esbarrar num filhote de panda que se esconde com medo dela. Passado algum tempo, o pai do ursinho aparece e lhe uma proposta ao saber que ela é orfã: de agora em diante, ele assume o papel de "pai" e, em troca, ela se compromete cuidar do bebe panda, Panny, como se fosse seu filho.


Claro que ela aceita na hora e uma família muito estranha acaba se formando. Juntos, eles vivem muitas aventuras, entre elas encontrar os pais de filhote de tigre que se perdeu do circo e regastar um grupo de animais que ficou em um trem após uma tempestade.

Além de uma tram divertida e dos personagens fofos e carismáticos, o animado tem um visual bem bacana e uma excelente qualidade, levando-se em conta que essa produção é bem antiga. Em suma, As Aventuras de Panda! e Seus Amigos rendem uma ótima diversão.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: