quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Seu filho vê: Mundo da Leitura

Um dos programas infantis da atualidade que acho bem criativo e que tem muito a ensinar às crianças é o Mundo da Leitura. Adoro o apresentador, o gato Gali-Leu, e me divirto com suas dicas de livros e viagens literárias. A atração, que está em sua sexta temporada e que incentiva as crianças a lerem, foi criada em 2003 pelo Centro de Referência de Literatura e Multimeios da Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul. Contação de histórias, teatro de animação, poesias e dicas culturais sobre CDs, sites, filmes, livros ou histórias em quadrinhos são apresentadas pelo simpático bichano. Conheça um pouco Gali-Leu por suas próprias palavras:

Como você foi parar no Mundo da Leitura?
Eu fui criado por um professor meio maluco, que encasquetou de me ensinar a ler. Depois que aprendi, gostei tanto que, quando não tinha livros novos em casa, lia jornal, revista, almanaque, gibi, bula de remédio, lista telefônica ou o que mais aparecesse pela frente. Vendo o meu desespero em encontrar novos materiais para ler, o professor começou a me levar para diversas bibliotecas. Foi assim que conheci o Mundo da Leitura, para onde acabei me mudando, só para ficar mais perto dos livros. E acabei como apresentador do programa.

Você deve conhecer muitos autores e livros. Tem alguma preferência?
Eu leio de tudo, mas o que me fascina mais são as histórias, de qualquer tipo, desde os contos de fadas até os romances. Lendo um enredo, acabo sempre me identificando com um personagem e, de certa forma, vivendo junto com ele todas as aventuras pelas quais passa. Então, é como se tudo aquilo também estivesse acontecendo comigo.

Qual é o critério de escolha das obras que aparecem em cada episódio do programa?
O livro tem que ser bom e precisa contar com potencial para criar novos apaixonados pela leitura. Quem encontra um bom livro, e se descobre a si mesmo nesse livro, nunca mais vai deixar de ler.

Como os pais podem incentivar seus filhos a ler?
Existem muitas formas, mas o essencial é que os pais leiam para os filhos, e também que leiam livros diante deles. Como diz o ditado, o exemplo vale mais do que as palavras.

O que você faz para se divertir?
Eu vou com a Borralheira ao cinema, ao teatro, a um show que esteja rolando... Gostamos muito de respirar arte. Ela purifica os pulmões da gente das cinzas da vida rotineira.

Exibição: quartas, 10h, Canal Futura

Indicação: a partir dos 7 anos

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: