quarta-feira, 10 de setembro de 2008

South Park na mira dos russos

Autoridades russas iniciaram um processo para proibir a exibição da aninação South Park, descrevendo-a como "extremista", depois de receber queixas de telespectadores. Voltado para o público adulto, a série animada gira em torno de um grupo de crianças de 9 anos que vive em uma estação de esqui do Colorado e provoca polêmica desde sua estréia, em 1997, tendo satirizado celebridades, políticos, religião, casamento entre gays e Saddam Hussein.

O pedido de proibição foi feito pela União Russa de Cristãos Evangélicos, que diz ter agido após especialistas estudarem o desenho e seus efeitos sobre os jovens, afirmando que um episódio da série transmitido pela emissora de TV aberta 2x2, em janeiro, "traz sinais de atividade extremista". A série, dublada em russo, é exibida em diversas emissoras locais, entre elas a 2x2, canal dedicado a animação em Moscou e São Petersburgo. O capítulo em questão é Mr. Hankey's Christmas Classics (imagem ao lado), da terceira temporada e que foi ao ar nos EUA em dezembro de 1999. Ele mostra os personagens cantando músicas natalinas, apresentadas pelo simpático cocozinho Mr. Hankey (também conhecido por aqui como Soretinho).

De acordo com o grupo de especialistas, South Park é apenas um dos muitos desenhos que precisam ser proibidos por insultarem os sentimentos das pessoas e incitar o ódio religioso e nacionalista. Desde 2006, a Rússia conta com uma lei que define o extremismo e que foi considerada necessária para diminuir uma onda de violência contra minorias. Os Simpsons também estão na mira da entidade.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: