quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Criança & TV: Educação televisiva

Este artigo/folder publicado no site da Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) enfatiza a importância da participação dos pais na educação “televisiva” de seus filhos. Vale conferir.

· Cabe aos pais e responsáveis dirigir a criação e a educação das crianças e dos adolescentes. Mas a responsabilidade pela qualidade daquilo que as crianças e os adolescentes assistem na televisão é, antes de mais nada, das emissoras de televisão que exibem os programas e do Estado que tem a obrigação de verificar sua adequação etária e horária.

· É muito importante que as crianças e os adolescentes participem da seleção dos programas mais adequados. Utilizem a classificação indicativa para que todos juntos aprendam a escolher melhor.

· Procurem assistir televisão com seus filhos. Caso não possam, conversem sobre o que assistem e sobre os motivos de suas preferências. Ensinem seus filhos a questionarem e avaliar aquilo que vêem na televisão; estimulem a capacidade crítica deles. Comentem os valores que a televisão transmite.

· Limitem o tempo que as crianças e os adolescentes passam em frente da televisão. Eles precisam de ajuda para distinguir entre aquilo que é programação e aquilo que é publicidade de produtos.

· Busquem alternativas à televisão. Não se esqueçam que há muitas outras formas saudáveis e gratuitas de diversão.

· Não deixem que a televisão seja a única fonte de informação e a única opção cultural de seus filhos. Lembrem-se que, sobretudo, as crianças tendem a imitar o comportamento dos adultos.

· Sempre que possível, façam com que a televisão que seus filhos assistem seja motivo de conversa na escola, no trabalho, na rua e, principalmente, em casa quando a família estiver reunida.

· E, sempre que necessário, reclamem aos órgãos públicos a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes contra a programação inadequada.

Se vocês se sentirem constrangidos diante de algum programa ou cena participem, faça sua denúnica pelo telefone 0800 619 619 à Campanha “Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania”, da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. As reclamações também podem ser feitas pela internet ou por carta ao Ministério da Justiça, nos seguintes endereços:

dejus@mj.gov.br
Esplanada dos Ministérios, Bloco T
Ed. Anexo II 3º andar sala 322 - 70.064-900 Brasília/DF

* Fonte: site da Andi

Nenhum comentário: