terça-feira, 28 de outubro de 2008

Estante: A Bela Adormecida

Ela surgiu em 1959 e, desde então, vem acompanhando a infância por gerações. A Bela Adormecida (R$ 54,90, Disney) faz 50 anos em 2009 e ganha um presente antecipado: um DVD duplo, com extras inéditos, som e imagem totalmente remasterizados. Se você assistiu à versão anterior, ficará surpreso com algumas cenas. O quadro do filme foi ampliado, o que fez com que toda a moldura da cena, que antes não era visível, agora seja exibida em alguns trechos.

Especialmente para as crianças, o DVD traz novidades, como jogos e aulas de dança com a princesa Aurora, um videoclipe de Once Upon a Dream, tema do filme interpretado pela atriz e cantora Emily Osment (a Lili do seriado Hannah Montana), além de quatro canções que foram cortadas do original. Já os adultos vão ter a chance de apreciar como eram feitas as animações dos personagens naquela época, sendo que as paisagens do filme tiveram como fonte de inspiração tapeçarias medievais.

Outra novidade é um depoimento exclusivo de Mary Costa, que hoje tem 78 anos e foi escolhida pelo próprio Walt Disney, há 50 anos, para dar voz à princesa Aurora. Ainda há trailers de 1959 (quando o filme estreou no cinema), uma galeria de imagens dos personagens, um documentário sobre a produção do filme, uma abertura alternativa e seqüências de storyboards.

O conto original de A Bela Adormecida é de autoria de Charles Perrault (1628-1703), que se baseou em uma antiga lenda sobre uma princesa que, por acidente, fura seu dedo em um tear e cai em um sono profundo. A primeira versão dessa história fazia parte do livro de Perrault chamado Os Contos da Mãe Gansa, publicado em 1697.

Em 1890, o drama da princesa foi levado para os palcos pelo russo Tchaikovsky em forma de um grande espetáculo de balé, composto de um prólogo e três atos. As canções do show foram adapatadas por Walt Disney em sua versão animada do conto para o cinema, produzida em 1959.

Indicação: a partir de 2 anos

Extras: Music video inédito Once Upon a Dream; Jogo inédito da dança Encantada - com a ajuda dos amigos da floresta de Aurora, You Can Learn How to Dance; Canções deletadas; Making inédito de A Bela Adormecida

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: