terça-feira, 14 de outubro de 2008

Estante: Horton e o Mundo dos Quem!

Horton Hears a Who! (EUA, 2008) · 88 minutos · Dirigido por Jimmy Hayward e Steve Martino · Roteiro: Ken Daurio e Cinco Paul, baseado em livro do dr. Seuss · Produção: Bob Gordon · Música: John Powell · Elenco vozes: Jim Carrey (Horton), Steve Carrel (Prefeito de Quemlândia), Carol Burnett (Canguru), Will Arnett (Vlad), Seth Rogen (Morton), Dan Fogler (Yummo Wickersham), Isla Fisher (Dra. Mary Lou Larue), Jonah Hill (Tommy), Amy Poehler (Sally O'Malley), Jaime Pressly (Sra. Quilligan), Josh Flitter (Rudy), Niecy Nash (Srta. Yelp), Jesse McCartney (JoJo), Caitlin Rose Anderson (Helen), Emily Anderson (Heather), Charles Osgood (Narrador)

Horton e o Mundo dos Quem! (R$ 39,90, Fox) é o novo longa-metragem produzido pela Blue Sky Studios, que conta com o brasileiro Carlos Saldanha como um dos animadores. Ainda tentando atingir sucesso equivalente ao obtido com os dois A Era do Gelo, o estúdio investe em mais uma animação, desta vez inspirada na obra de Dr. Seuss, um dos escritores mais conhecidos da literatura infantil norte-americana, responsável, entre outros, pelas histórias que originaram O Grinch e O Gato.

O Horton do título é um simpático elefante que vive numa floresta ao lado de criaturas não-identificáveis no mundo animal. Sua simpatia atrai a atenção de filhotes, que o seguem entre as árvores e lagos de seu habitat. Numa bela tarde, Horton ouve algo vindo de um grão sobre uma flor. Algo que parece ser um grito de socorro. O curioso é que no grão existe um pequeno mundo, o mundo da Quemlândia, habitado pelos Quems. As criaturinhas nem imaginam que existe algo maior do que elas e já comemoram cem anos de boas e interruptas notícias.

Mas terremotos, nevascas em pleno verão e nuvens em forma de redemoinhos parecem alertar aos Quems que algo está errado, mas somente o prefeito da cidade parece perceber isso. Quando a voz de Horton chega até ele, a iminência de uma ameaça e, talvez, o fim de Quemlândia faz com que essa dupla improvável se junte contra as adversidades para conseguir salvar os microscópicos seres.

Como todas as outras histórias do Dr. Seuss, Horton e o Mundo dos Quem! traz uma história absurda, vivida por personagens mais absurdos ainda. O que é excelente para trabalhar a imaginação do público infantil. Em termos de animação, o animado é um verdadeiro espetáculo, promovendo um desfile de técnica e criatividade na hora de recriar visualmente o universo criado por Seuss.

As texturas dos personagens são de uma fidelidade impressionante; os olhos do urubu Vlad são assustadores, beirando o humano. No entanto, o argumento de Horton e o Mundo dos Quem! é mal-desenvolvido. Por isso, o público mais adulto pode se encontrar um tanto quanto entediado no meio da projeção. O longa não avança e a conclusão é previsível. Mas o filme vale a pena pelas técnicas em animação e aos simpáticos personagens, que devem impressionar principalmente aos menores.

Extras: Comentário em áudio dos diretores; Cenas Excluídas; Testes de animação na tela; Dando vida aos personagens; Isso que é elefante grande: A animação de Horton; Conheça a Katie; Uma pessoa é uma pessoa: Uma mensagem universal; Nossa partícula: Onde nos inserimos?; Diversão de elefante: Os fatos; Aqui estamos nós!; Sobrevivendo

(angélica bito)

* A amiga jornalista Angélica Bito - de quem aprecio muito o trabalho - escreve para o site CineClick (um endereço bacana que traz críticas e informações sobre o universo cinematográfico)

Nenhum comentário: