quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Futuro incerto

E só faltava essa para atrasar o andamento da produção do novo animado Rapunzel. Glen Keane, o mestre da animação responsável por personagens marcantes como Ariel, Fera, Aladdin e Pocahontas, foi afastado do cargo de co-diretor do longa. A notícia, claro, não foi recebida muito bem entre os fãs e na comunidade de animadores. Gostando ou não, o fato é que a informação foi oficializada pela própria Diseny, em um comunicado enviado via e-mail para os artistas do estúdio e assinado por Ed Catmull. O tal texto informava que o diretor Glen Keane teria se afastado para cuidar de problemas relacionados à sua saúde e que isso não teria risco à sua vida.

Keane começou a trabalhar em Rapunzel após seu trabalho com John Silver em Planeta do Tesouro. Nestes sete anos, o desenho da menina de longas tranças passou por diversas fases - sendo uma comédia escrachada estilo Shrek, depois uma adaptação moderna do conto de fadas e, finalmente, uma versão próxima da história clássica. Nos últimos dois anos, John Lasseter colocou Dean Wellins como co-diretor no projeto.

Ainda que os motivos oficialmente sejam relacionados à saúde de Keane, muito se fala que John Lasseter (chefão oriundo da Pixar) teria assistido recentemente um story reel de Rapunzel e supostamente não gostado do que viu, reclamando do pouco resultado em tanto tempo de desenvolvimento.

Substituindo Keane e seu co-diretor Dean Wellins, entram em cena Byron Howard (diretor de Bolt: Supercão) e Nathan Greno (chefe de storyboards em Bolt). O fato mais curioso é que Byron Howard irá substituir pela segunda vez um grande diretor em um projeto Disney. A primeira foi justamente quando Chris Sanders foi demitido de American Dog, que deu origem a Bolt.

De qualquer forma, Glen Keane continuará na produção de Rapunzel. Segundo o comunicado do estúdio, ele será produtor-executivo e diretor de animação. Seu colega Dean Wellins apresentará três novas idéias para o estúdio e irá se focar na direção de curtas-metragens. Apesar de tantas confusões e entra-e-sai, o desenho continua com lançamento marcado para o Natal de 2010. Se nada mais acontecer no caminho... Bem, só nos resta torcer para que tudo dê certo!

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: