quinta-feira, 16 de outubro de 2008

In Memoriam: Neal Hefti

E o mundo, de novo, perde mais um personagem talentoso e que, com certeza, vai fazer muita falta. Mas seu legado será eterno. Neal Hefti, trompetista de big bands e compositor, morreu no último sábado, dia 11, segundo informou seu filho Paul Hefti à imprensa internacional. Na década de 1960, o músico ficou conhecido em todo o planeta por ser o criador do tema que tocava na abertura no seriado televisivo Batman.

A melodia foi lançada como um single, chegou a figurar entre as 40 mais vendidas e alcançou a 35ª posição nas 100 mais da Billboard. Em 1966, ele ganhou um Grammy pela canção, na categoria de Melhor Tema Instrumental.

O filho do compositor comentou que a canção foi uma das mais difíceis criações de seu pai e que ele teria precisado de pelo menos um mês para compor as intensas partes de baixo e as explosivas passagens de trompete.

Além de Batman, Hefti compôs trilhas para diversos filmes, como Um Estranho Casal, dirigido por Gene Saks, em 1968. E também fez arranjos musicais para grandes músicos da época das big bands como Countie Basie, Woody Herman e Harry James.

Neal Hefti nasceu em Nebraska, no dia 29 de outubro de 1922 e começou sua carreira musical para ganhar um dinheiro extra quando adolescente. O músico faleceu aos 85 anos, deixando filhos e a esposa Frances Wayne.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: