segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Literatura: Garoto Cósmico

Cada vez mais as páginas dos livros são transformadas em versões para o cinema. Com Garoto Cósmico - Uma Aventura que Gira Mundos! (R$ 27,50, FTD) aconteceu o contrário. Depois de assistir ao filme algumas vezes, o escritor José Paes de Lira passou a contar o animado do diretor Alê Abreu (que também assina a abra) com suas próprias palavras, transformando em texto escrito o desenho que viu no cinema.

Cósmico é um garoto que vive no espaço, no futuro dsitante, e tem o cotidiano todo programado: hora de dormir, escovar os dentes, tomar banho, fazer aula de natação, comer. Ele mora no Planeta das Crianças e precisa computar pontos para se tornar um “adulto complexo”.

Certa noite, porém, ao lado dos amigos Luna e Maninho, ele se desvia da programação, perde-se no espaço e cai em um universo esquecido: o do circo do Giramundos, onde um velhinho muito simpático vê diversão em tudo. Depois de muita brincadeira e novas experiências, o mundo da programação envia um representante especial para resgatá-los.

Essas cenas do filme foram então congeladas e viraram as ilustrações nas páginas do livro. Além de uma história deliciosa, envolvente e cheia de aventuras para as crianças, a obra conta com uma sessão Making Of, que conta em detalhes em detalhes a história da produção do filme, da criação dos personagens e do roteiro, até a exibição nas salas de cinema.

Como curiosidade, o animado foi feito de maneira tradicional, com uso de computador apenas para colorização e montagem, levando sete anos para ser concluído - cerca de dois minutos de produção por mês. Para cada segundo de filme, foi necessário desenhar 12 quadros. Garoto Cósmico marcou a estréia em um longametragem do diretor Alê Abreu, que recebeu prêmio no Anima Mundi 1998 com o curta Espantalho. Ele também fez ilustrações para outros livros infantis, como o clássico O Mistério do Cinco Estrelas, de Marcos Rey.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: