terça-feira, 18 de novembro de 2008

Mickey Mouse faz 80 anos

O personagem animado mais famoso do planeta - o Mickey Mouse, claro - celebra 80 anos hoje de vida e poucos lembraram de seu aniversário - inclusive essa blogueira que vos fala quase deixou a data passar em branco! Bem, perdoável para mim, imperdoável para o estúdio que o criou. Afinal, nem mesmo a Disney se empenha atualmente em comemorar a data com pompa, como fez em 1978 (50 anos) e 1988 (60 anos). Em 1998, a festa foi realizada, acredite, pelos japoneses na Disneylândia de Tóquio. Abaixo segue um texto da agência EFE em homenamgem ao roedor.

Pode ser que Mickey Mouse não envelheça, mas sua carteira de identidade assegura que hoje ele completa 80 anos de uma vida dedicada a arrancar sorrisos entre as crianças. Esse pequeno roedor, grande apreciador do calção vermelho, sapatos amarelos e luvas brancas, com um eterno sorriso estampado no rosto é o grande personagem da Disney. Apareceu pela primeira vez nos cinemas em Nova York, onde foi exibido o curta-metragem Steamboat Willie, em 18 de novembro de 1928.

No filme, Mickey aparecia a bordo de um barco a vapor comandado pelo malvado capitão Pete Pata de Palo, que o obrigava a descascar batatas enquanto descobria o gosto do rato pela música. Essa foi a primeira história da qual Mickey fez parte, ainda que não seja o registro oficial de sua estréia.

Na época, ele era caracterizado com olhos representados por dois pontos negros, suas orelhas eram longas, e não redondas, e sua pele era branca ao invés de rosa, cor que foi adquirir em 1935.

O rato mais famoso do mundo, que originalmente era dublado pelo próprio Walt Disney, é um ícone da cultura norte-americana e representa a imagem de uma das maiores potências do cinema mundial. O personagem já apareceu em dezenas de filmes, como "Fantasia", de 1940, além de curtas-metragens e especiais para a televisão. Em muitos desses trabalhos Mickey aparece acompanhado de sua mulher, Minnie, e sua turma de amigos, formada por Pateta, Pato Donald e seu mascote, Pluto.

Nascido casualmente
A criação de Mickey foi fruto de uma casualidade, já que o primeiro personagem da Disney deveria ser o coelho Oswald que, por questões legais, acabou se transformando em um rato. Com um esboço de Oswald em mente, Walt Disney, junto com o animador Ub Iwerks, desenvolveu a idéia que deu forma ao roedor. E foi Iwerks quem batizou o personagem.

Batizado inicialmente como Mortimer, foi idéia da esposa de Walt Disney, Lilly, trocar o nome para algo mais familiar, como Mickey, nome que iria imortalizá-lo. Em 1932, a Academia de Hollywood premiou a Disney com um Oscar pela criação do personagem.

Durante os anos, Mickey se transformou no primeiro personagem animado a ganhar uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, em comemoração aos seus 50 anos.

O personagem continua bastante ativo na televisão, onde apareceu dublado por Jim MacDonald (entre 1947 e 1977) e por Wayne Allwine (desde 1977 até hoje). Curiosamente, Allwine é casado com Russi Taylor, que faz a atual voz de Minnie Mouse.

Mickey continua aparecendo na televisão na série A Casa do Mickey Mouse, exibida pelo canal pago Disney Channel.

Confira agora um vídeo do filme Steamboat Willie.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: