segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Vampiros na liderança

Para a surpresa de muita gente, a adaptação cinematográfica do best seller de Stephenie Meyer, Crepúsculo (leia mais aqui) arrecadou mais do que o esperado nas bilheterias americanas. O filme teve uma estréia na última sexta superior a blockbusters como 007 - Quantum of Solace e faturou US$ 70,55 milhões em três dias, conquistando o título de a quarta maior abertura de 2008, atrás apenas de Batman, Indiana Jones e Homem de Ferro.

No filme, Isabella Swan é uma garota de 17 anos que se muda para uma cidadezinha chamada Forks para morar com seu pai, o chefe de polícia local. Tentando se adaptar ao ritmo da nova escola, ela conhece os irmãos Cullen. Belos, pálidos e hostis, eles preferem não manter contato com os colegas de classe. Mas não demora para Bella se apaixonar por Edward Cullen, que logo a avisa que o amor deles é perigoso e praticamente impossível.

O que chama a atenção para o livro - e agora o filme - é o fato de a autora inovar o gênero vampiresco ao apresentar uma família de sanguessugas 'vegetarianos’, que não dorme em caixões, caminham à luz do dia, convive pacificamente com os humanos e, mais interessante, cada um deles possui um talento especial, como ler pensamentos, ver o futuro e ter a habilidade de manipular os sentimentos das pessoas que estão próximas.

A linguagem, a descrição detalhada das ações e dos sentimentos da protagonista são outros pontos altos da obra, que garantem muito suspense e uma leitura deliciosa, difícil de largar antes de se alcançar a última página. No Brasil, o filme está previsto para estrear em dezembro.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: