quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Estréia: o Expresso Polar

É véspera de Natal e um garoto está acordado. Sem acreditar mais em Papai Noel, ele espera por algo que faça com que sua crença na figura natalina retorne. De repente, ele ouve um grande barulho, indo para fora de sua casa. O menino, então, vê à sua frente um gigantesco trem negro com destino ao Pólo Norte, chamado O Expresso Polar. Relutante a princípio, ele decide aceitar o convite do condutor para embarca no estranho veículo.

Lá descobre que não está sozinho nessa viagem. Muitas crianças também estão a bordo do colorido e aconchegante vagão, onde as coisas mágicas já trazem a sensação de que algo muito fantástico está para acontecer. Isto é só o começo de uma grande aventura que vai encher os olhos das crianças e envolver os adultos. “É uma história que tem a ver com todo mundo. Tantos de nós, sendo crianças ou adultos, já questionamos nossas crenças ou passamos pelo processo de ter a fé testada e restabelecida. As crianças podem entender a história literalmente como uma viagem para encontrar Papai Noel, enquanto os mais velhos podem entendê-la como uma metáfora para idéias maiores”, diz Robert Zemeckis, diretor do filme.

Baseado no best-seller infantil de Chris Van Allsburg, o longa animado não traz só uma excelente trama, mas uma enorme novidade no mercado. Em O Expresso Polar, Zemeckis usou pela primeira vez uma técnica desenvolvida por ele mesmo e batizada de performance capture. Em miúdos, a nova teconologia consiste em pegar atores e vesti-los com roupas especiais cheias de sensores eletrônicos que captam todos os seus movimentos, expressões e falas, transmitindo-os para o computador e transformando as imagens em animação. “Acho que vamos ver uma nova geração de realizadores aderirem a esse sistema”, prevê o cineasta.

Graças a essa técnica, foi possível que Tom Hanks interpretasse cinco papéis diferentes no filme e todos de forma primorosa, tanto no papel do Garoto Herói como no do meticuloso cobrador do trem. Hanks também está se sai muito como o Pai do Garoto, o Vagabundo e o próprio Papai Noel. Destaque também para a bela e comovente trilha sonora de Alan Silvestri, que traz interpretações de Bing Crosby e Frank Sinatra. Com certeza, vale a pena embarcar nesse trem!

Exibição: dia 13, sábado, 8h e 16h, Cartoon Network

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: