quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Greve assombra Hollywood

O principal sindicato que representa os atores de cinema e televisão dos EUA disse nesta quarta-feira (10) que em janeiro vai enviar cédulas de voto a seus filiados, pedindo sua autorização para lançar uma greve em torno de um novo contrato.

O Screen Actors Guild (SAG), que representa cerca de 120 mil atores, disse que um voto "sim" por parte de 75% dos atores que vão votar autorizará seu conselho a convocar uma greve, "se e quando o conselho considerar que é necessário". As cédulas serão colocadas no correio em 2 de janeiro, e os votos serão contados em 23 de janeiro, disse o SAG.

Negociações
A iniciativa, que se dá após meses de fracassos nas negociações e mediação federal com os estúdios de cinema e televisão para redigir o novo contrato coletivo, traz para mais perto a possibilidade de uma greve que certamente prejudicaria o setor de cinema e televisão, um ano apenas após uma greve de 14 semanas dos roteiristas de Hollywood.

A greve dos roteiristas, no final de 2007 e início de 2008, paralisou a produção dos programas do horário nobre da TV e custou estimados US$ 3 bilhões à economia de Los Angeles. No último ano a liderança do SAG vem insistindo em pedir condições melhores do que as que foram aprovadas por outros sindicatos de Hollywood, mas os estúdios se negam a ceder.

Um dos obstáculos a um acordo tem sido os valores que os atores devem receber por conteúdos transmitidos pela Internet, um setor em rápido crescimento que difunde produtos da televisão e do cinema.

* Fonte: Globo.com

Nenhum comentário: