segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

In memoriam: Forrest J. Ackerman

O ator, agente literário, ator, editor de revistas e "bon vivant" Forrest J. Ackerman morreu quinta passada, dia 04, aos 92 anos. Ackerman é também conhecido por ter descoberto o escritor Ray Bradbury e por cunhar o termo "sci-fi" (abreviação de ficção científica). De acordo com seu representante legal, Ackerman morreu de parada cardíaco em sua casa, em Los Angeles. Ainda que pouco conhecido entre o grande público leitor, Ackerman era uma lenda nos círculos de ficção científica por ter fundado a revista pulp Famous Monsters of Filmland.

Ele era também proprietário de uma enorme coleção de objetos ligados à ficção científica, incluindo filmes e livros. Todo sábado de manhã em que estivesse em casa, Ackerman costumava abrir sua casa para qualquer um que quisesse olhar seus tesouros. Ele vendeu alguns objetos e deu outros quando mudou para uma casa menor, em 2002. "Minha mulher costumava dizer: 'como você deixa estranhos entrarem na nossa casa?'. Mas qual é o motivo de se ter uma coleção como essas se você não deixar as pessoas se divertirem com ela?", disse Ackerman à Associated Press em seu aniversário de 85 anos. Entre os itens de sua coleção estava a capa usada pelo ator Bela Lugosi no filme Drácula, de 1931.

Agente literário
Seu maior feito, contudo, foi ter descoberto Bradbury, autor de clássicos da literatura como Fahrenheit 451 e Crônicas marcianas. Ackerman havia espalhado um panfleto em uma livraria de Los Angeles para um clube de ficção científica que criara quando então lhe procurou um ainda adolescente Bradbury. Mais tarde, Ackerman deu a Bradbury dinheiro para começar sua própria revista de ficção científica, Futuria Fantasia, e deu dinheiro ao jovem escritor para que viajasse a Nova York para uma reunião de autores que ajudaria a lançar sua carreira.

Mais tarde, além de Bradbury, Ackerman foi agente literário de Isaac Asimov e de diversos outros autores de ficção científica. Ela afirmava que o termo "sci-fi" veio à sua mente em 1954 quando escutava rádio no carro e ouviu o locutor mencionar a palavra "hi-fi" (de alta fidelidade). Logo depois, já estava usando o termo em sua revista Famous Monsters of Filmland, fundado em 1958 e editada por ele durante 25 anos. Ackerman fez aparições em diversos filmes ao longo dos anos, incluindo As Amazonas na Lua, Vampirella e o videoclipe Thriller, de Michael Jackson.

* Fonte: Globo.com

Nenhum comentário: