segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Literatura: O Pequeno Príncipe em quadrinhos

A história mágica que narra a tragetória de um príncipe solitário que abandona sua rosa no planeta onde vive e vem à Terra em busca de novos amigos ganha uma versão em quadrinhos pelas mãos do quadrinista francês Joan Sfar. Em sua adaptação de O Pequeno Príncipe (R$ 34,90, Agir), clássico da literatura infanto-juvenil de Antoine de Saint-Exupéry, o autor de O Gato do Rabino optou por dar uma nova imagem ao personagem, bem diferente da obra original - ilustrada em aquarela por Exupéry.

Sfar preferiu dar ares de mangá e um novo corte de cabelo ao Pequeno Príncipe. O texto, porém, está quase inalterado - chama atenção, na edição brasileira, que os personagens continuam usando a linguagem bem rebuscada (com "tu" em vez de "você") do original. Ele apenas toma algumas liberdades, como é típico de suas HQs, tal como inserir o narrador do original como personagem da história - um aviador, assim como o próprio Exupéry.

O Pequeno Príncipe é um dos livros mais importantes e mais famosos da literatura mundial, sendo escrito em 1943, um ano antes da morte do autor e piloto Antoine de Saint-Exupéry - seu avião foi abatido por um piloto alemão e nunca foi encontrado. À primeira vista, o livro parece contar uma simples história para o público infantil. Mas não se engane. Ele é muito mais do que isso. Suas páginas trazem uma reflexão profunda dos sentimentos humanos, escrito em grande parte de forma enigmática, filosófica e metafórica. Detalhe que poucas pessoas percebem, já que sua leitura é bem simples para um livro que carrega todas essas características.

Desde seu lançamento, O Pequeno Príncipe já foi traduzido para mais de 160 idiomas, tornando-o a segunda obra literária mais traduzida em todo o planeta (a primeira é a Bíblia). No Brasil, onde é editado há 50 anos, a obra já vendeu mais de seis milhões de exemplares.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: