quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Criança & TV: O outro lado

É muito importante que a criança cresça entendendo a TV como mais uma janela privilegiada, que coloca o mundo ao nosso alcance, mas uma janela que traz informação demais e determinadas matérias que os pequenos acabam "ingerindo" por tabela, como violência, sexo, mercantilismo e estereótipos. O tema televisão sempre gerou polêmicas educadores, especialistas e, principalmente os pais, que tem o dever de selecionar, criticamente, dentre todo esse material, o que é mais adequado a seus pimpolhos. Só assim, poderá passar seu conhecimento a seus filhos.

Por conseqüência, a televisão expõe as crianças a tipos de comportamentos e atitudes que podem ser difíceis de serem compreendidos, analisados, elaborados. Por isso, é fundamental que ela entenda que os programas infantis mostram nem sempre condiz com a realidade. Aí, entram pais, que devem lhes apontar, por assim dizer, o certo e o errado.

É importante ainda que os adultos responsáveis pela formação futuros cidadãos se comprometam, efetivamente, com este desafio. A família pode ajudar a formar espectadores críticos discutindo a programação, questionando o que a criança assiste - de forma construtiva e respeitosa. Já sociedade pode ajudar na construção de uma TV mais cidadã, mais comprometida com princípios éticos e democráticos, colocando de forma mais política, organizando-se para fazer valer seu direito de cobrar das emissoras públicas e comerciais que elas pensem o espectador menos como consumidor e mais como cidadão.

* fonte: talina

Nenhum comentário: