sexta-feira, 17 de abril de 2009

Cinema: A montanha enfeitiçada

Longe de ser uma refilmagem, o novo A Montanha Enfeitiçada é, na verdade, uma recriação do clássico dos estúdios Disney de 1975. Com histórias muito distintas e paralelos em apenas alguns detalhes, os roteiristas Matt Lopez (de Um Faz de Conta que Acontece) e Mark Bomback (de A Lista – Você Está Livre Hoje?) reinventaram a trama, tornando-a mais chamativa para nossos dias.

Voltado a todos os públicos, o filme chega ao cinema mesclando ação, aventura, ficção científica, comédia e uma boa dose de mensagens edificantes sobre os seres humanos e o cuidado do planeta. Em momentos de conscientização, nada mais natural para um filme-família. A história começa com a queda de uma espaçonave não identificada em Nevada (EUA), levando uma violenta equipe da NASA ao local, capitaneada pelo obstinado Henry Burke (Ciarán Hinds, o imperador Júlio César da série Roma). Do OVNI escapam dois alienígenas com cara de adolescentes, chamados Sara (Anna Sophia Robb, de Jumper) e Seth (Alexander Ludwig, de Os Seis Signos da Luz), que fogem para Las Vegas.

Quando chegam à cidade, encontram Jack Bruno (Dwayne Johnson, antes conhecido como The Rock, de Escorpião-Rei), um criminoso regenerado, que trabalha como taxista. Sem saber que está levando dois alienígenas, Jack acaba se afeiçoando aos supostos garotos e ajudando-os a cumprir sua missão: recuperar um artefato que poderá prevenir a destruição de seu planeta natal e, com isso, do próprio planeta Terra.

Enquanto tentam escapar de Burke, o trio ainda terá que enfrentar o pistoleiro intergaláctico Siphon, enviado à Terra para eliminar os dois jovens aliens. Sobra para Jack mostrar toda a sua perícia com armas de fogo e direção em alta velocidade para escapar de seus perseguidores.

Com um competente elenco e boas cenas de ação, A Montanha Enfeitiçada consegue entreter ao mesmo tempo que educa. O diretor Andy Fickman, que tem feito filmes infanto-juvenis há algum tempo, como Treinando o Papai (2007), acerta em suas escolhas, equilibrando bem os diferentes gêneros que reúne em sua produção.

Em cartaz: dia 17, sexta, nos cinemas

Classificação: 12 anos

* texto de rodrigo zavala, do site cineweb

Nenhum comentário: