quinta-feira, 30 de abril de 2009

Estreia: Horton e o Mundo dos Quem!

Horton e o Mundo dos Quem! é um longa-metragem produzido pela Blue Sky Studios, que conta com o brasileiro Carlos Saldanha como um dos animadores. Ainda tentando atingir sucesso equivalente ao obtido com os dois A Era do Gelo, o estúdio investe em mais uma animação. Desta vez, inspirada na obra de Dr. Seuss, um dos escritores mais conhecidos da literatura infantil norte-americana e responsável, entre outros, pelas histórias que originaram O Grinch e O Gato.

O Horton do título é um simpático elefante que vive numa floresta ao lado de criaturas não-identificáveis no mundo animal. Sua simpatia atrai a atenção de filhotes, que o seguem entre as árvores e lagos de seu habitat. Em uma bela tarde, Horton ouve algo vindo de um grão sobre uma flor. Algo que parece ser um grito de socorro. O curioso é que no grão existe um pequeno mundo, o mundo da Quemlândia, habitado pelos quems. As criaturinhas nem imaginam que existe algo maior do que elas e já comemoram cem anos de boas e interruptas notícias.

Mas terremotos, nevascas em pleno verão e nuvens em forma de redemoinhos parecem alertar aos quems que algo está errado, mas somente o prefeito da cidade parece perceber isso. Quando a voz de Horton chega até ele, a iminência de uma ameaça e, talvez, o fim de Quemlândia faz com que essa dupla improvável se junte contra as adversidades para conseguir salvar os microscópicos seres.

Como todas as outras histórias do Dr. Seuss, Horton e o Mundo dos Quem! traz uma trama absurda, vivida por personagens mais absurdos ainda. O que é excelente para trabalhar a imaginação do público infantil. Já no quesito visual, o animado é um verdadeiro espetáculo, promovendo um desfile de técnica e criatividade na hora de recriar visualmente o universo criado por Seuss. As texturas dos personagens são de uma fidelidade impressionante; os olhos do urubu Vlad são assustadores, beirando o humano.

No entanto, o argumento de Horton e o Mundo dos Quem! é mal-desenvolvido. Por isso, o público mais adulto pode não se deslumbrar com o desenho, já que o longa não avança e a conclusão é previsível. Mas o filme vale a pena pelas técnicas em animação e aos simpáticos personagens, que devem impressionar principalmente aos menores.

Exibição: dia 01, sexta, 18h35, Telecine Premium

Indicação: todas as idade

(angélica bito*)

* a amiga jornalista angélica bito - de quem aprecio muito o trabalho - escreve para o site cineclick (um endereço bacana que traz críticas e informações sobre o universo cinematográfico)

Nenhum comentário: