sexta-feira, 17 de abril de 2009

Estreia: Os Simpsons

Há 20 anos nascia um desenho que iria revolucionar a história e se tornar um fenômeno de audiência. Tudo começou, em 1989, quando o primeiro episódio de 30 minutos de Os Simpsons entrou no ar na recém-criada rede Fox. De cara, a animação parecia mais uma daquelas séries protagonizadas por uma família engraçadinha e atrapalhada tipo Os Jetsons ou Os Flinstones.

Porém, passados alguns minutos de exibição, essa impressão foi por água abaixo. O Prêmio de Natal com sua história politicamente incorreta – na qual Homer rouba uma árvore de Natal e imita Papai Noel em um shopping para arrumar uns trocados a mais – era só uma prévia do que estava por vir. A saga de Homer, Margie, Bart, Lisa e Maggie inaugurou um novo gênero televisivo: as animações para o público adulto, com tramas debochadas e cheias de referências à cultura popular. O sucesso foi imediato e o público crescia a cada capítulo.

Desde então, o seriado criado pelo cartunista americano Matt Groening, em 1985, vem acumulando números em seu currículo. Transmitida em mais de 70 países, Os Simpsons ganhou diversos prêmios (só para citar alguns: 1 Peabody, 23 Emmys, 23 Annies, 4 Genesis, 9 International Monitor e 7 Environmental Media), foi aclamada, em 1999, como o melhor programa de TV do século 20, segundo a revista americana Time, deu as caras no Guiness Book como a série de animação com a maior quantidade de celebridades convidadas e gerou uma infinidade de subprodutos -entre livros, brinquedos, DVDs, games e até CD. “O segredo da série são as histórias criativas e inteligentes. Nem mesmo os Simpsons não se levam a sério e acho que todo mundo tem um pouco de algum desses personagens dentro de si. Além disso, as pessoas têm curiosidade de saber até que ponto vai a ousadia da série, o que ou quem irão satirizar”, diz Claudio dos Anjos, diretor de marketing da Fox.

A vigésima temporada chega com mais recordes e novidades. Além de ganhar o título da série de maior longevidade da telinha - o recorde pertencia ao faroeste Gunsmoke (1955-1975) -, Os Simpsons entra na era digital, com um nova introdução do programa em alta definição. A estrutura geral é a mesma, mas ficou mais moderna, detalhada e com mais piadas para procurar, com uma hilária “caçada ao sofá”. No mais, Homer, Bart, Lisa e Maggie continuam os mesmos, não perdendo a chance de dar suas alfinetadas em tudo e em todos - desde celebridades, políticos, a sociedade, americana os gays, os franceses, os brasileiros e até Deus!

E o ano começa como todo o fôlego. Logo no primeiro episódio, Sex, Pies and Idiot Scrapes, Homer, ao lado de Ned Flander, se torna caçador de recompensas e Marge começa a trabalhar em uma padaria erótica. Springfield, como sempre, recebe visitas ilustres, entre elas Denis Leary, Brian Grazer, Robert Forster, Julia Louis-Dreyfus e Joe Mantegna, que volta “interpretar” o mafioso Fat Tony. Apesar das duas décadas no ar e mais de 400 episódios, não espere ver a família Simspon envelhecendo. "Falando do visual básico da série, meu objetivo é sempre voltar para onde começamos. O Pernalonga nunca aparentou 80 anos", comentou o produtor do seriado Al Jean à E! Online (leia mais sobre a série aqui).

Curiosidades
• Na temporada 2005/06, Os Simpsons alcançou a marca de 9,572 milhões de telespectadores, sendo a série animada mais assistida da Fox americana e a que está a mais tempo no prime-time do canal, tanto no Brasil como nos Estados Unidos.

• A família Simpsons tem seu nome no Hall of Fame de Hollywood, desde 14 de janeiro de 2000.

• Homer e companhia apareceram pela primeira vez na TV como uma série de 48 curtas de 3 minutos no programa The Tracey Ullmam Show, entre 1987 e 1989. Cada vinheta demorava cerca de quatro semanas para ficar pronta. Hoje, para animar um único episódio, é preciso produzir 24 mil desenhos e gastar até oito meses de trabalho, a um custo de 1 milhão de dólares.

• Em 2002, o episódio O Feitiço de Lisa, da 13ª temporada, causou muita polêmica no Brasil ao mostrar o Rio de Janeiro com macacos e ratos nas ruas e com uma população sexualmente agressiva. Nele, a família Simpsons é assaltada, Homer é seqüestrado em um táxi clandestino e Lisa é atacada por pivetes. A Embratur até ameaçou processar os produtores da série.

• Apesar dos protestos, a terra tupiniquim continuou a ser alvo do seriado. Na 14ª temporada, o palhaço Krusty afirma que o sr. Teeny, seu macaco assistente de palco, tem um tio brasileiro, que, segundo ele, “foi chefe do escritório de turismo”. Já na 15ª temporada, Homer diz gostaria de passar férias novamente por aqui, mas ouviu dizer “que o problema dos macacos piorou”.

• Os Simpsons também já ganharam uma estrela na Calçada da Fama e no dia 1 de maio de 2005 comemoraram a marca de 350 episódios.

• Segundo o ex-diretor da série, David Silverman, o colorizador da série, Gyorgi Peluci, deixou os Simpsons amarelos porque Bart, Lisa e Maggie não tinham uma linha que separasse o cabelo da testa. Se a cor da pele fosse mais realista, ia ficar parecendo que a testa deles tinha sido serrada.

• Os nomes da família Simpsons foram inspirados nos parentes do criador do seriado, Matt Groening. Marge é o nome de sua mãe, Homer é o nome de seu pai e de seu filho, Lisa e Maggie são suas sobrinhas. Só não há nenhum Bart na família de verdade, embora Groening diga que o garoto tem muitas características do irmão Mark e dele próprio.

• Ao longo desses anos, Homer passou por quase 50 profissões. Apesar de a oficial ser inspetor de segurança da usina nuclear de Springfield, o personagem já foi apresentador de programa, alpinista, escritor de biscoito da sorte, mordomo, vendedor de tônico do amor, contrabandista de banha, boxeador, astronauta, agricultor, líder de seita, Palhaço, entre outros.

• Além do gato de estimação dos Simpsons, Bola de Neve I, que bate as botas dias antes do primeiro episódio, cerca 30 personagens já morreram no seriado. Entre eles Maude Flanders, esposa de Flanders; o saxofonista de blues Murphy Gengivas Sangrentas; o psiquiatra Dr. Marvin Monroe; e a namorado do vovó Simpsons, Beatriz Simmons.

• A fictícia cidade de Springfield foi fundada em 1976, por Jebediah Springfield. A fictícia cidade de Springfield foi fundada em 1976, por Jebediah Springfield.

• A famosa expressão de Homer “D’oh!”, em 2001, virou verbete do dicionário inglês Oxford.

Exibição: dia 20, domingos, 20h30, Fox

Indicação: a partir de 14 anos

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: