quinta-feira, 23 de abril de 2009

Seu filho vê: Dora, a Aventureira

Aprender números, palavras e até outro idioma se torna bem mais fácil com a série animada Dora, a Aventureira, uma simpática garotinha que vive muitas aventuras para salvar quem está em perigo. Ao lado do macaquinho Botas, Dora tenta descobrir como ajudar alguém que está com problemas em qualquer lugar do planeta. Para isso, eles contam ainda com o personagem Mapa, que em cena para mostrar o caminho a ser seguido, sempre em três etapas. No trajeto entre uma etapa e outra, pode ser necessário usar alguns dos objetos que Dora carrega em sua Mochila. Também pode aparecer o Raposo, que, apesar de não ser exatamente malvado, sempre tenta roubar os objetos de Dora e seus amigos.

O espectador tem um papel muito importante em cada história de Dora e seus amiguinhos Botas, Mapa e Mochila, ajudando os personagens a cumprir a sua missão. Por mais que tenha a orientação geográfica do Mapa e dos objetos de Mochila, Dora sempre recorre ao espectador para saber qual será o próximo passo ou relembrar seus planos, fazendo perguntas diretamente para quem está do outro lado da tela. No final de cada missão, a garotinha se dirige para seu público para saber qual foi a parte do desenho que mais gostou.

A proposta do desenho é fazer com que a platéia se sinta como se estivesse na frente de um computador, podendo usar um "mouse" imaginário para responder a cada pergunta. A animação ainda leva pequenos aprendizados para as crianças de forma divertida. Enquanto ajudam Dora a seguir o melhor caminho, as crianças aprendem com a protagonista cálculos, nomes de cores e objetos e até palavras em inglês - por meio de um recurso chamado “pausa coreografada”, uma pausa longa o suficiente para permitir que as crianças assimilem novos conhecimentos.

Dora, a Aventureira foi indicada quatro vezes ao Emmy Awards (2004 a 2006) e virou febre nos EUA, sendo um dos programas mais assistidos pelas crianças em fase pré-escolar desde 2002. A série ainda rendeu diversos produtos, como roupas, acessórios, games, papelaria entre outros.

Exibição: segunda a sexta, 9h, Nickelodeon

Indicação: a partir de 3 anos

(shirley paradizo)

11 comentários:

Anônimo disse...

EU AMO A DORA AVENTUREIRA, TEM TUDO Á VER COMIGO, POIS AMO AVENTURAS E APRENDIZADOS, NOTA 1.000 PARA ELA.

SOU LUIZ FELIPE L PORTO, TENHO 6 ANOS

sileide disse...

MINHA FILHA AMA ESTE DESENHO,VEJO NOS OLHOS DELA O QUANTO FICA FELIZ ENQUANTO ESTÁ ASSISTINDO.ELA SÓ TEM 2 ANOS E QUATRO MESES E SE CHAMA LETICIA EDUARDA,MAS ACOMPANHA DIREITNHO E ATÉ REPETE O QUE A DORA PEDE . TAMBÉM FAZ A DANCINHA ... CONSEGUIMOS ...
MUITO LEGAL! HÁ! E JÁ SABE O QUE É STOP RSRSRSRSRSRSR. O CARNEIRINHO CHAU TEMBEM É ÓTIMO !!!
ARAPIRACA ALAGOAS

Anônimo disse...

tenho material escolar da dora roupas e ela e muita lindinha beijossssssssssssssss dora

Anônimo disse...

Minha folha tem 6 anos e gosta por demais da Dora e seus amoguinhos,ela interage o tempo todo em que a Dora está falando e brincando.Para mim é o melhor desenho infantil e educativo.
Bjsss para Dora de Camilly.

Anônimo disse...

Minha filha Dara adora este desenho, fica empolgada aprendendo inglês e acha o máxima ter o seu nome parecido com o dela. Ela tem material escolar da Dora, quer que o tema do seu aniversário seja Dora e seus amigos e quer ganhar a boneca Dora. Ufa! apesar disso tudo, acho que é um dos melhores desenhos infantis da atualidade. Bjs da Dara para Dora e sua turma.

Unknown disse...

Olá pessoal do MUNDO ANIMADO, minha filha se chama Mariana e ela tem 4 aninhos. Ela não perde um episódio se quer, ela aDORA a Dora Aventureira, também gosto desse desenho porque ele tanto ensina quanto diverte os pequenos, sem dizer da interação que é o máximo!!! Bjs.

Posse-Go.

Unknown disse...

Minha filha Giovana de 2 e cinco meses é apaixonada pela Dora e sabe alguns episodios de cor. Ela está aprendendo números, cores e a falar palavras em inglês. Fico muito feliz por isso. É um desenho m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o!!!!!

CARLA disse...

olá minha filha Marcella ama a dora, todos os dias assiste o desenho e já aprendeu muita coisas em ingles fico feliz, já sabe as cores verde,amarelo e vermelho, e conta até dez em ingles e ela so tem 2anos e 9ms,gostaria de saber como comprar os produtos da dora para minha filha.abraços
Carla Uruaçu-go

Rosana Guerreiro disse...

Olá a minha pequena tem 03 anos e desde de que ela tinha um ano a seus amigos inseparavel são a Dora e o Botas. Ela já até fala umas palavras em inglês,e o mais legal é que ela fez todo mundo se apaixonar por esse desenho desdos avós até o primo mais novo...

cidinha honesco disse...

meu neto adora este desenho ele tem dois anos e oito meses,interagindo com o desenho ele vem ampliando e enriquecendo o seu vocabulário e desenvovendo de forma gradual o pensamento matemático e também conhece muitas palavras em ingles.

Anônimo disse...

O meu filho se chama Guilherme, ele adora a, dora a aventureira.
Desde o começo, ele acompanha osdesenhos da Dora! E por isso, ele desenvolveu melhor a fala, aprendeu a gostar de musica e o melhor de tudo, ele gosta de falar em ingles! Eu não esperava essa possibilidade, pois ele me provou que criança tambem pode falar em ingles ainda que seja brincando, issoprova que que cada vez mais as pessoas acabem investindo em desenhos educativos, como da Dora.
Se voce tem filhos, é professor, em fim, aconselho que estimulem o ensino com desenhos educativos não só para lazer, mas também para desenvolviento da criança, a capacidade de aprender deles é muito rápida, eles são inteligentes demais, tenho como exemplo o meu pequeno Guilherme de quatro anos.


Parabéns aos criadores de Dora!