quarta-feira, 29 de abril de 2009

A Síndrome IMAX

Esses dias, como sempre, passeando pelos blogs e sites, encontrei este texto do Georgenor de Sousa Franco Neto que descreve sua experiência em uma sala de cinema IMAX. É bem divertido, vale conferir.

Você entra na sala de cinema IMAX. Tenta, mas só consegue ver a tela inteira depois de estar bem na frente dela. E ainda tem que girar a cabeça para isso. Não! Vamos colocar um pouco mais de som e fúria nessa descrição. Pensem, leitores, na música de 2001 - Uma Odisséia no Espaço, aquela de quando o hominídeo lança o osso para o espaço.

Lá dentro, a luz é baixa. O som dos seus passos ecoa na sua cabeça. E, na sua frente, uma tela branca. Não! É mais, é uma parede! Não se consegue vê-la por inteiro. Hesitação. Os acordes na cabeça. Respira funda. Mais alguns passos. A brancura aumenta, mas não é possível ver tudo. Então, você corre! Corre!!! E a enxerga em toda a sua grandeza. "Tantantan! Tan!!! Tan!!!!!". Em vez de lançar o osso, a pipoca cai no chão.

Não sei se o leitor terá essa impressão. Mas as telas IMAX são realmente grandes, as cadeiras confortáveis e o som impecável. Em sequências de ação, tudo treme - não é força de expressão. Há duas formas de se ver um filme: ver o filme, e vê-lo em uma sala IMAX. Muito já se falou da crise das salas de exibição. Se os IMAXs não forem a solução, podem, ao menos, ser uma boa tentativa.

Existe um perigo para os seus frequentadores: a Síndrome IMAX. Inicia-se com elogios rasgados para a sala. Em seguida, um período de recusa a ir a qualquer lugar com telas menores que as paredes. Quando aquele filme tão esperado entra em sala comum, os sintomas pioram. Começa a se ter a impressão de que todas as telas são pequenas, que as cadeiras são mais apertadas, que o saco de pipoca é menor. Em seguida, tem-se a impressão de que tudo ao seu redor está diminuindo. E você sai correndo da sala.

Tenta ir ao IMAX mais próximo. Os ingressos esgotaram. Uma grava crise de abstinência lhe acomete. Sem saída, vai às Casas Bahia mais perto e compra no crediário uma TV de LDC Tela Plana Com Som Subwoofer Integrado que não caberá nem no seu orçamento nem na sua sala. Não deixe de ir ao IMAX. Mas, tome cuidado...

* texto de georgenor de sousa franco neto, publicado originalmente no site cinepop

Nenhum comentário: