quarta-feira, 3 de junho de 2009

Animação em pauta: Aos futuros animadores

Esses dias visitando os sites parceiros deparei com esse texto bem bacana de Allan Brito, publicado no Smelly Cat e decidi compartilhar a informação com os frequentadores do Mundo Animado. A paixão de Brito pela animação vai além de curtir os desenhos nos cinemas e na TV, dedicando-se a trabalhar com o ensino de computação gráfica, multimídia e animação. Recentemente, ele estreou a coluna AnimaTEC lá no Smelly, na qual ele discute o tema. Como primeiro artigo, ele dá dicas para os aspirantes a animadores. Aqui vai.

A grande maioria dos projetos que envolvem animação hoje, envolvem de alguma maneira o uso de computadores e softwares sofisticados para a parte de produção. Por isso, o caminho que a maioria trilha para começar a trabalhar nessa área é fazer um curso relacionado a um desses softwares. Como você vai perceber, depois de ler esse artigo, a parte de informática é a que menos importa na animação.

Como forma de mostrar algumas qualidades e requisitos para se tornar um animador, montei uma pequena lista com os principais atributos e requisitos para começar a trabalhar com animação.

Coragem: O primeiro item da lista é a coragem! Sim! Você precisa de coragem para tentar se tornar animador, por vários motivos. O primeiro é escolher uma profissão que não é reconhecida aqui no Brasil, e também apresenta um mercado de trabalho muito mais forte na área de publicidade. Outro ponto delicado nessa profissão é o reconhecimento! Sempre que as amigas da sua mãe perguntarem a profissão do filho, ela vai acabar dizendo que você trabalha com informática.

Saber atuação: Seria o animador um ator frustrado? Não necessariamente. Mas, um dos requisitos para trabalhar com animação é conhecer ao menos um mínimo de dramatização. Sem isso, os seus personagens inevitavelmente acabam ficando sem vida.

Paciência: Como anda a sua paciência? O que exige muita paciência no trabalho de animação é a repetição. Para finalizar uma cena em animação, algumas vezes um animador precisa ficar olhando e trabalhando no movimento dos personagens por vários dias, algumas vezes até semanas. Como você iria se sentir, olhando para os mesmos personagens e movimentos por tanto tempo? Com o diretor no pé do seu ouvido, reclamando que ainda não está bom!?

Ser extrovertido: Esse é um requisito importante também, pois a maioria dos animadores acaba testando as expressões e dramatizando a cena em que está trabalhando. Você ficaria com vergonha de ficar na frente de um espelho, fazendo caretas ou simulando ter recebido uma bigorna na cabeça?

Proficiência na matemática: Matemática? Sim! Por mais incrível que pareça, a sua vida como animador vai sempre estar de alguma forma relacionada a números. Como? Para posicionar os objetos no espaço, será necessário trabalhar com coordenadas do plano cartesiano. O tempo e movimento dos objetos em animação é regido por uma relação entre quantidade de quadros disponíveis para o movimento em si, e a taxa de reprodução dessa animação. As rotações então são um caso a parte com os mais variados sistemas de rotação como o Euler, Quatérnion e outros.

Saber trabalhar em equipe: Se você tiver todas as qualidades descritas acima e não souber trabalhar em equipe, estará colocando tudo a perder. É muito difícil que uma pessoa apenas desenvolva um trabalho de animação, o que inevitavelmente iria resultar em longos períodos de produção para que a animação fosse concluída. O trabalho em equipe é até um clichê de qualquer lista com qualidades desejáveis para a maioria dos profissionais.

Claro que a lista poderia receber mais itens, como experiência com linguagens de programação e conhecimentos básicos em redes de computadores. Isso é necessário para que você possa criar ferramentas personalizadas, mesmo que de maneira simples, para otimizar o seu trabalho em softwares de animação. Mas, esse tipo de conhecimento ainda é encarado como um extra, e não um requisito para começar a trabalhar na área.

Se você sempre teve vontade de trabalhar com animação e não sabia por onde começar, a lista deve proporcionar uma boa visão geral do que é necessário estudar e desenvolver para trabalhar na área. E você? Tem algum item para adicionar? Será que esqueci alguma coisa?

(allan brito*)

* texto publicado originalmente no site parceiro smelly cat

Nenhum comentário: