terça-feira, 21 de julho de 2009

Anima Mundi 2009: São Paulo

Editais, linhas especiais de financiamento, acordos e parcerias internacionais dão o tom do atual momento da animação brasileira. Nunca se produziu tanto por aqui e a proeza em muito se deve ao Anima Mundi, hoje um dos três maiores eventos do setor no mundo. Criado em 1993 por Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães, o festival se tornou responsável por popularizar e incentivar o cinema de animação no Brasil, com fóruns de debates, encontros, palestras, oficinas e a aguardada mostra de filmes, com um panorama da produção mundial. A manutenção do festival por tanto tempo é possível graças ao patrocínio da Petrobras, que há 12 anos é parceira do evento.

A 17ª edição do Anima Mundi terminou no Rio de Janeiro e amanhã, dia 21, abre suas portas em São Paulo até o dia acontece 26 de julho, no Memorial da América Latina. Ao todo, foram selecionados 401 filmes de 40 países, que se dividirão em quatro mostras competitivas (de longas-metragens, curtas, Infantil e Portfólio) e quatro não-competitivas (Animação em Curso, Futuro Animador e Panorama de curta e longa).

O festival comemora ainda os dez anos do concurso Anima Mundi Web, com animações feitas exclusivamente para a internet, e o pioneiro Anima Mundi Celular, que completa cinco anos, e pelo segundo ano conta com o patrocínio da Oi.

Para a edição 2009, o Anima Mundi recebeu quase 1.300 inscrições de curtas-metragens de animação enviados de todas as partes do mundo. Depois do Brasil – que comparece com 66 filmes – França (56), Reino Unido (47), Estados Unidos (46) e Alemanha (24) foram os campeões de seleção, que ainda conta com filmes vindos de lugares como Ucrânia, Taiwan, República Tcheca, Moçambique, Letônia, Eslováquia e Croácia.

Fora das salas de cinema, as tradicionais oficinas (de técnicas como pixilation, massinha, areia, desenho) continuam a divertir crianças e adultos, travando o primeiro contato com a animação entre a maioria dos participantes. Os encontros do Papo Animado também prometem repetir o sucesso de anos anteriores com três convidados especiais: o estoniano Priit Pärn, o francês Michel Ocelot e o animador/pesquisador americano Amid Amidi.

Um encontro com animadores do estúdio Laika revelará os detalhes de produção do longa Coraline, exibido com sucesso nos cinemas no início deste ano. Responsável pelo workshop deste ano, Mike Cachuela participará da apresentação, que contará ainda com os bonecos usados na produção e um making of inédito.

O festival fará ainda uma homenagem a Anelio Latini, autor do primeiro longa de animação brasileiro, Sinfonia Amazônica (1952), com seu irmão Mario Latini. O longa inclui um curioso "making of" de apresentação narrado por Almirante, um dos pioneiros do rádio brasileiro. A sessão festiva, apresentada por Marcia Latini, filha de Mario e sobrinha de Anelio, será complementada por um curta-metragem inédito, feito pelos irmãos quando Anelio tinha apenas 13 anos de idade: Os Azares de Lulu.

Anima Mundi 2009 São Paulo

Fundação Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 (Barra Funda)
Horário: das 11h às 24h
Ingresso: R$ 6,00 (meia entrada R$ 3,00)
Informações: (11) 3823-4600 e http://www.animamundi.com.br/

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112
Horário: das 10h às 20h
Ingresso: todas as sessões são gratuitas (a retirada de senhas deve ser feita a partir das 10h)
Informações: (11) 3113-3651/3652 e http://www.animamundi.com.br/

Papo Animado
Michel Ocelot: dia 22, quarta, 19h
Amidi Amid: dia 23, quinta, 19h
Priit Pärn: 23/julho, quinta, 21h
Irmãos Latini: dia 25, sábado, 19h
Local: Memorial Sala 2

Apresentações especiais
Scott Tom Laika Entertainment: Coraline
Data: dia 22, quarta, 21h
Local: Memorial Sala 2

Renato dos Anjos & Leo Barbosa Disney Animation Studios: Bolt
Data: dia 24, 21h
Local: Memorial Sala 2

Estúdio aberto
Oficinas: Animação na película, Massinha, Zootrópio, Areia, Desenho Animado e Pixilation Local: Fundação Memorial da América Latina (Entrada Franca)
Horário: quarta a domingo, das 14h às 20h
Idades mínimas: 6 anos (Pixilation), 8 anos (Animação na película, Massinha e Areia), 10 anos (Zootrópio e Desenho Animado)

(shirley paradizo*)

* com fonte da factoria comunicação

Nenhum comentário: