terça-feira, 21 de julho de 2009

Estante: Persépolis

Em fevereiro de 2008, os brasileiros puderam conferir nas telonas a obra-prima Persépolis, animação em preto-e-branco inspirada em HQ homônima de Marjane Satrapi e indicada ao Oscar de melhor animação. Mais de um ano depois, o DVD - e duplo! (R$29,90) - dessa pérola finalmente chegou às prateleiras da loja. E o animado vale um lugar na sua estante, não para ficar acumulando poeira, mas para ser visto e revisto e revisto novamente... Toda vez que você o rever, acredite, fará novas descobertas. Abaixo uma crítica da amiga Angélica Bito*, publicada na época em que o filme aportou nos cinemas nacionais.

Com temas pesados, dosados pelo humor conferido pela adorável protagonista, este é um exemplar (cada vez mais comum) de animação destinada ao público adulto, como os recentes O Homem Duplo e Renaissance. Afinal, o pano de fundo de Persépolis é baseado na própria trajetória história do Irã, passando pela imposição religiosa imposta no país.

É nesse cenário que encontramos Marji (voz de Chiara Mastroianni na versão francesa, original, da animação). Nascida nos anos 70, ela passa sua juventude ouvindo fitas de punk rock e, por conta da restrição social imposta pela religião nos anos 80, ela acaba saindo do país para morar na Europa.

A vida de Marji é detalhada com tanta riqueza quanto o pano de fundo político. Dessa forma, Persepolis é um raro e saboroso exemplo de narrativa que consegue conduzir bem e lidar com esses dois elementos fortes na trama, que permanecem predominantes, recebendo igualmente a atenção do espectador. Tão forte é a questão política carregada pelo longa que, em 2007, o governo iraniano mandou uma carta à embaixada da França em Teerã para protestar contra o filme.

Com traços simples, mas de composição complexa - passando longe de animações digitais ao apelar mais para um lado mais "tradicionalista" da arte -, Persépolis é adaptação da aclamada graphic novel homônima. O longa mantém os traços e a linguagem adotada por Marjane Satrapi nos quadrinhos. Não à toa, ela assina a co-direção da animação e isso foi importante para que seu estilo consagrado no papel fosse mantido na tela. Com uma linguagem rápida, diálogos divertidos e belas imagens, Persépolis conta uma história cujo pano de fundo é a própria trajetória histórica do Irã.

Extras do DVD: Menu interativo; Seleção de cenas; Mp4; Os bastidores de Persépolis; Coletiva de Imprensa em Cannes; Os detalhes que você não viu de Persépolis; Formato de Tela: Widescreen; Áudio: Dolby Digital 5.1 (Inglês, Português); Legendas: Inglês, Português.(Persepolis) França, 2007. Direção: Marjane Satrapi, Vincent Paronnaud. Elenco: Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Danielle Darrieux. Duração: 95 min.

Indicação: a partir dos 12 anos

(angélica bito)

* texto da amiga jornalista angélica bito - de quem aprecio muito o trabalho, publicado originalmente no site cineclick (um endereço bacana que traz críticas, novidades e informações sobre o universo cinematográfico)

Nenhum comentário: