sábado, 18 de julho de 2009

Estreia: Biography - Mauricio de Sousa

O canal The Biography Channel celebra os 50 anos da carreira de Mauricio de Sousa com um especial que narra a sua trajetória de sucesso: da infância, abordando sua forte ligação e a influência da família em sua carreira, à consagração, com cerca de um bilhão de revistas publicadas e 100 empresas nacionais e internacionais licenciadas para lançar, aproximadamente, três mil produtos com a marca Mauricio de Sousa em 120 países.

O documentário é, acima de tudo, uma homenagem ao homem, ao artista e ao seu legado. Como o próprio criador de ícones pop como Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento diz no programa, "o Brasil me deu uma bela e gostosa moldura: o povo e a sensibilidade da população. Talvez se eu estivesse em outro tipo de país, em outra cultura, eu não tivesse essa liberdade de criação que eu tenho aqui. E com isso eu falo para o Brasil e eu posso falar para o mundo, por que criança é igual no mundo inteiro".

Biography: Mauricio de Sousa traz entrevistas e depoimentos de familiares, de pessoas que inspiraram seus personagens e de admiradores, como Pelé, Luciano Huck, Herbert Vianna, Ivete Sangalo e Roberto Civita. Destaque para testemunhos de Ziraldo e cartunistas internacionais, entre eles Jim Davis (criador de Garfield), Mort Walker (criador de Recruta Zero) e Chris Browne (desenhista e filho do criador de Hagar).

Para Ziraldo, "a Mônica está incorporada à vida do brasileiro. As pessoas citam a Mônica como uma coisa pertencente à nossa vida diária. Não só a Mônica, como também o Cebolinha, o Cascão". Jim Davis, criador de Garfield, afirma que "Mauricio é certamente um cartunista internacional, porque ele lida com o tipo de situação e tem o tipo de personagem com o qual todos podem se identificar. Ele tem o tipo de humor que se traduz em todas as línguas, pois ele basicamente lida com relações humanas".

O documentário foi realizado pela produtora Videografia e tem direção de Renato Barbieri, que também assina a produção ao lado de Marcus Ligocki.

Sobre Mauricio de Sousa
Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo), escrevendo reportagens policiais.

Em 1959, criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros.Em 1970, lançou a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini, que publica suas revistas desde 2007.

O autor já alcançou o extraordinário número de 1 bilhão de revistas publicadas. Mais de 100 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase 3 mil itens com os personagens de Mauricio de Sousa, suas criações já chegaram a mais de 120 países, em 50 idiomas.

Em 2005, lançou o personagem Ronaldinho Gaúcho que, em menos de um ano ganhou publicações em mais de 20 países e centenas de produtos infantis lançados na Europa. No ano passado, em um feito inédito, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para Criança e Adolescência) nomeou como embaixadora a personagem Mônica, criação de Mauricio inspirada em sua segunda filha. Na ocasião, Mauricio foi nomeado Escritor para Crianças da organização. Suas mais recentes criações são Tikara e Keika, personagens especialmente criados para as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil que já fazem parte das histórias da Turma da Mônica.

Estreia: dia 18, sábado, 22, The Biography Channel

(shirley paradizo)

Um comentário:

Gema disse...

Eu adoro a Turma da Mônica e tenho muitas BD's desta turminha... eu sempre gostei mais da Magali ;)
Bjs