sexta-feira, 17 de julho de 2009

Estreia: Que Bob? Que Calça?

No dia em que Bob Esponja completa 10 anos de existência (hoje, dia 17), o canal Nickelodeon exibe o especial Que Bob? Que Calça?. Quando Bob Esponja finalmente decide dedicar um tempo a seus melhores amigos, todos parecem ficar incomodados com a presença constante da esponjinha amarela. Triste por ter sido ignorado, ele faz as malas e decide abandonar para sempre a Fenda do Bikini.

Só que no meio do caminho, perde a memória e, vagando no fundo do oceano, chega a New Kelp City – uma grande metrópole submarina. Lá, acaba se transformando em uma grande celebridade ao prender uma gangue dentro de uma bolha que ele próprio fez. Será que seus antigos amigos da Fenda do Bikini vão sentir sua falta? Será que ele vai deixar sua fama em New Kelp City para trás e voltar a trabalhar na lanchonete Siri Cascudo?

Sobre Bob Esponja
O divertido cartoon é estrelado por uma esponja-do-mar. Ela possui um caramujo-marinho como animal de estimação, é empregada de um caranguejo, tem um esquilo e uma estrela-do-mar como amigos e é vizinha de um polvo. Esse "samba-do-mar-doido" surgiu em 1999, criado pelo desenhista e cientista marinho americano Stephen Hillenburg, que imaginou o desenho enquanto dava aulas de biologia.

A série animada fez tanto sucesso entre as crianças, jovens e adultos que acabou ganhando uma versão para o cinema. Bob Esponja - O Filme, em 2004. Nele, Bob e seus amigos fazem mil peripécias para encontrar a coroa roubada do rei Netuno. Curiosamente, o Bob Esponja que protagoniza o longa-metragem é bastante diferente do primeiro desenho de Hillenburg, que tinha o formato redondo e não quadrado.

Quanto à escolha do bicho que inspirou seu personagem principal, o autor justifica: "Queria que o protagonista da série fosse alguém inocente e escolhi a esponja-do-mar porque ela é ao mesmo tempo um animal engraçado e estranho". É claro que, apesar de ser um expert em biologia marinha, Hillenburg jamais pretendeu reproduzir ao pé da letra na animação todas as características dos animais que o inspiraram. Por isso, no cartoon há lulas que não são lulas e amizades entre presas e predadores. Essa, digamos, "liberdade criativa", pode até incomodar alguns biólogos mal-humorados. Mas que as histórias são muito bacanas, ah, isso são!

Nonsense profundo
Seres que se dão bem na série animada são grandes rivais na vida submarina real

Bob Esponja, a esponja-do-mar: ao contrário do irrequieto Bob, a esponja-do-mar não se move. Apesar no desenho o calça quadrada se parecer muito com uma esponja de lavar louça, na vida real, além de não se mexerem, as esponjas-marinhas não são quadradas. A maioria das espécies é hermafrodita e algumas exalam toxinas para se defender de seus predadores.

Patrick, a estrela-do-mar: na verdade, a estrela-do-mar é um predador da esponja-do-mar. Melhor amigo de Bob, Patrick vive dando conselhos furados ao colega. No fundo do mar, algumas espécies de estrela não são tão atrapalhadas assim: elas conseguem regenerar um braço amputado ou cortar fora um que esteja com problemas.

Sandy Bochecha, o esquilo: a espécie de Sandy vive nas planícies do Texas, bem longe do mar. Louca por karatê e sempre disposta a dar uma mão para Bob Esponja, Sandy, por ser um esquilo, vive no fundo do mar usando um escafandro. O problema é que, além de viverem em árvores, os esquilos não são chegados a água e morrem de medo do mar.

Sr. Siriguejo, o caranguejo: não existe mistura de siri com caranguejo. Na natureza, é um ou outro. O patrão de Bob é dono da lanchonete Siri Cascudo. Entretanto, apesar de ter "siri" no próprio nome e no da sua lanchonete, ele é um caranguejo. O último par de pernas dos siris é adaptado para a natação, o que não acontece com o personagem animado.

Gary, o caramujo-marinho: jamais um caramujo viveria tranquilamente ao lado de um polvo na vida real. Animal de estimação de Bob, Gary mia como um gato e apenas seu dono consegue entender o que ele diz. A maioria dos caramujos é herbívora. Entre seus principais inimigos, estão os polvos. E lembrar que o Gary mora ao lado do Lula Molusco...

Lula Molusco, o polvo: os polvos têm oito braços e não seis como no desenho. O mal-humorado companheiro de trabalho de Bob é um polvo e não uma lula. Dá para perceber isso pelo formato do seu corpo: mais arredondado e sem as nadadeiras que as lulas possuem. No fundo do mar, o polvo inclui a esponja-do-mar no seu cardápio.

Exibição: dia 17, sexta, 18h, Nickelodeon

(shirley paradizo*)

* com fonte de texto publicado na revista mundo estranho

2 comentários:

Anônimo disse...

o bob esponja eó melhor filme que esiste quero ter uma coleçao parabens!!!eduarda cachoeira do sul

eduarda disse...

bob esponja eu te amo demais beijocas muitas beijocas e 100000 beijos!!!