sexta-feira, 10 de julho de 2009

Festival animado

Esta semana no Rio de Janeiro começa a 17ª edição do maior festival de animação da América Latina, o Anima Mundi. Do dia 10 a 19 de julho o público poderá conferir 401 filmes de 40 países, que serão exibidos em seis cinemas e centros culturais da cidade (Estação Botafogo, Odeon BR, CCBB, Casa França-Brasil, Centro Cultural dos Correios e Oi Futuro), além de participar de workshops, assistir a longas inéditos, palestras e muito mais. Em seguida, o festival desembarca em São Paulo, de 22 a 26 de julho.

O público poderá conhecer destaques recentes da animação mundial, com produções de países como a França, Reino Unido, EUA, República Checa, Letônia, Taiwan, Moçambique e Croácia, e também terá contato com lançamentos nacionais, já que o Brasil marca presença com 66 filmes nesta edição do evento. O destaque tupiniquim fica por conta do longa As Aventuras de Gui e Estopa (imagem acima), o primeiro do país assinado por uma diretora, a paulistana Mariana Caltabiano.

Também haverá uma homenagem aos irmãos Anélio e Mario Lattini, criadores da primeira animação de longa-metragem brasileira, Sinfonia Amazônica (1952), que acontecerá no sábado (dia 11), às 19h30, no CCBB. Já entre os filmes estrangeiros, nove longas participam da mostra competitiva: o infantil Mia et lê Migou, do francês Jacques Rémy; o irônico $9.99, em stop-motion, da israelense Tália Rosenthal; o moderninho Peur(s) du Noir, todo em preto-e-branco e que reúne dez artistas gráficos franceses; o épico Sita Sings the Blues, da americana Nina Paley, influenciada pela cultura indiana; o bem-humorado Immigrants, do húngaro Gabor Csupo; o ucraniano The Good Soldier Shweik, de Roberto Crombie; e o chinês Zhang Ga!, de Sun Lijun, ambos sobre guerras.

Há também muitos curtas gringos, alguns deles premiados e elogiados internacionalmente, como o britânico This Way Up, de Alan Smith e Adam Foulkes, e o fantástico curta da Pixar Presto, de Doug Sweetland, ambos indicados ao Oscar 2009. Outro que vale destacar é Horn Dog, novo trabalho do americano Bill Plympton, que guarda em sua estante prêmios de Cannes e Annecy.

Como de costume, o Anima Mundi traz ao país animadores de diversas partes do mundo para dividir suas experiências com fãs brasileiros. Este ano, é a vez do veterano francês Michel Ocelot (diretor de Kirikou e a Feiticeira e Azur e Asmar) participar do já tradicional Papo Animado, no dia 17, às 19h30, no CCBB. Ocelot, que já produziu até videoclipe de Björk, ganhará também uma mostra especial dentro do evento, incluindo filmes inéditos no Brasil. O Papo Animado também terá palestras do estoniano Priit Pärn, que vem ao Rio revelar por que a Estônia é hoje considerada um dos maiores pólos de animação do mundo, e do pesquisador americano Amid Amidi, pioneiro na criação de sites e revistas sobre animação.

Ainda estão previstas apresentações da empresa Laika, que trará os animadores Henry Selick e Scott Tom para contar detalhes sobre a produção de Coraline, lançada este ano nos cinemas. O estúdio também vai oferecer um workshop com o roteirista Mike Cachuela, que trabalhou em sucessos como Toy Story, FormiguinhaZ, Ratatouille e A Noiva-Cadáver. Representantes da Walt Disney, os animadores Renato dos Anjos e Leo Sanchez-Barbosa, também vêm ao Anima Mundi falar ao público. Eles vão detalhar o processo de criação do personagem principal do longa “Bolt”, indicado ao Oscar deste ano. Confira a programação completa do evento no site do festival.

(shirley paradizo*)

* com fonte do g1

Um comentário:

J. Júnior disse...

Oi Shirley,

Obrigado por ter aceito a parceria com o Anexo Secreto. Já coloquei o link do Mundo Animado lá!

Valeu e parabéns novamente!