terça-feira, 14 de julho de 2009

Lord Lucas é o vencedor

O filmete As Férias do Lord Lucas, da gaúcha Tatiana Nequete, foi eleito melhor curta-metragem da 8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (leia mais aqui). O vencedor, definido por um júri mirim e mais sete adultos, recebeu R$ 1 mil. Em segundo lugar, foi escolhido Kata, de Márcio Schoenardie, do Rio Grande do Sul. Já a terceira posição ficou para A Menina Espantalho, de Cássio Pereira dos Santos, do Distrito Federal. Participaram da Mostra Competitiva deste ano 68 filmes de todo país. “Nesta edição, além do júri mirim, composto por dez crianças de 7 a 12 anos, tivemos sete adultos participando da avaliação para ampliar o olhar”, apontou Melina Curi, curadora e coordenadora audiovisual da Mostra.

Tatiana Nequete, diretora do curta vencedor conta que o filme surgiu a partir de uma série de memórias de sua própria infância. “Gravamos as cenas na casa de praia da minha família, onde presenciei a passagem de meus primos e irmãos da infância para a adolescência”, revela. Ela relembra ainda que ela e o primo, durante a noite, inventavam toda a espécie de histórias de terror para explicar sua fascinação pelo clima noturno. “A própria casa tinha algo de sombrio”, explica.


No filme, o menino Lucas trava uma "guerra" com o namorado da irmã, a quem julga ser o "vampiro mestre". O roteiro foi escrito em parceria com Luís Mário e a produção foi selecionada pelo projeto Histórias Curtas, da RBS TV do Rio Grande do Sul.

O festival também realizou um pitching (prospecção de projetos em pré-produção), que premiou o brasileiro Tainá 3, da Sincrocine/Tietê, e o argentino El Inventor de Juegos, da Pampa Filmes.

(shirley paradizo*)

* com fonte do site oficial da 8ª mostra de cinema infantil de florianópolis

Nenhum comentário: