sábado, 25 de julho de 2009

O fim do mundo?

Ok. Não é animação nem tem a ver com universo fantástico, mas não sei explicar por quê os filmes-catástrofes sempre me fascinaram. Sejam boas ou ruins, essas produções me atraem feito ímã. Vai entender! Por isso, decidi sair um pouco do tema do blog e deixar aqui registrado um cartaz "assustador" de 2012, o novo filme do diretor Roland Emmerich, que também está por trás de outros longas do gênero, como Independency Day e O Dia Depois de Amanhã - aliás, foi em uma cena deste longa que Emmerich me consquistou de vez ao mostrar os americanos atravessando ilegalmente a fronteira do México e seu presidente, o americano, implorando desesperadamente por ajuda a seus conterrâneos, a ponto de "perdoar" as dívidas dos países subdesenvolvidos. Sensacional!

Bem, mas vamos voltar ao filme em questão... No pôster de 2012, podemos ver Nova York, mais uma vez, sendo engolida por um cataclismo sem precedentes! Isso por que a data que dá nome ao título do filme tem um significado. Ela encerra um calendário que era usado pelos antigos maias no auge da sua civilização e que prevê, em dezembro daquele ano, um ponto final ao mundo como nós o conhecemos.

Por isso, todo o movimento envolvendo o ano de 2012 é chamado genericamente também de "profecia maia". Enquanto o tal dia não chega, muitos se preparam consumindo livros, documentários, DVDs e palestras sobre o tema. Uma busca pelos termos "2012" e "maya" (em inglês) no Google revela mais de 2 milhões de citações.

De acordo com os antigos maias, o fim do mundo começa com o alinhamento do sistema solar que, por sua vez, irão se alinhar com o centro da galáxia, fato que ocorre a cada 26 mil anos. Esse fenômeno pode alterar o fluxo magnético da Terra, fazendo com que ela mude seu eixo de rotação, girando ao contrário e causando a inversão dos pólos. A partir dessa premissa, o filme segue com um enorme tsunami que devasta o planeta, instalando o caos e caminhando para torná-lo inabitável.

Os sobreviventes da catásfrofe, parte deles interpretados por John Cusack (de Identidade), Thandie Newton (de Crash - No Limite), Danny Glover (de Dreamgirls - Em Busca de um Sonho), Woody Harrelson (de Onde os Fracos Não Têm Vez), Amanda Peet (de Arquivo X - Eu quero Acreditar) e Oliver Platt (de Ensinando a Viver), lutam para ter mais um dia de vida.

2012 está previsto para estrear em 13 novembro nas salas americanas e brasileiras. Confira abaixo um trailer do filme.



(shirley paradizo)

Nenhum comentário: