quinta-feira, 30 de julho de 2009

Seu filho vê: Escola Wayside

Muitas gerações de jovens leitores já se deliciaram com as histórias cômicas e absurdas sobre as crianças que estudam no último andar de um prédio de 30 andares. Inspirado no livro best-seller de Louis Sachar (Sideways Stories from Wayside School), a série animada Escola Wayside é um colégio onde todas as crianças gostariam de estudar - e os pais não iriam "fazer bico" toda vez que precisassem comparecer a alguma reunião ou evento de seus filhos.

A escola possui um ambiente fantástico, onde os estudantes são mais inteligentes que os professores e, muitas vezes, se aprende mais dormindo do que prestando atenção à aula. A comida parece ter poderes estranhos, os professores ficam mudos quando alguém os chama de chatos e alguns alunos sempre se encontram no meio de problemas, aparentemente sem motivo algum.

Apesar das histórias exageradas, a narrativa aborda os pensamentos e condutas não lineares das crianças e cada episódio representa acontecimentos do dia-a-dia, sob o olhar das crianças, como a pressão cotidiana, o primeiro amor, e aqueles dilemas básicos que todos têm durante o crescimento.

A divertida animação é dirigida por Riccardo Durante e escrita/editada por John Derevlany, que escreveu o piloto e desenvolveu a série. O piloto foi lançado em DVD (nos EUA e no Canadá), com o título Wayside: The Movie, no dia 25 de setembro de 2007.

Personagens

Todd - o garoto tem mania de perguntar o porquê de tudo e nunca aceita uma resposta fácil. Não costuma se irritar com as esquisitices da escola, mas faz de tudo para decifrá-las. Sua marca registrada é inventar teorias sobre as paredes que se movimentam, a comida particular da Srta. Mush ou tudo o que acontece na escola. Às vezes, uma delas é interrompida pela Sra. Jewls. Geralmente, quando isso acontece, o nome dele é escrito no quadro-negro. Mesmo quando se frustra ou alguém em Wayside impede seus planos mirabolantes, sempre está pronto para criar novas teorias para isso.

Maurecia - a menina tem uma personalidade forte e demonstra seus sentimentos com alguns golpes. Ela é do tipo que dá um tapinha nas costas dos colegas em vez de simplesmente dizer "olá". Se ela realmente gostar de você, pode tentar te bater. É feminina em sua maneira de se vestir e quase todos os dias está de patins correndo como louca pelos corredores e salas de aula. Sempre carrega na mochila o mascote Fluffy, seu porquinho de estimação, e insiste que os outros façam carinho nele. Apesar da aparente grosseria, no fundo, ela é uma das estudantes mais sensíveis do colégio.

Myron - ele tem apenas uma meta na vida: ser o representante de classe da Sra. Jewls. Essa ambição consome sua existência e leva-o a agir de maneira ridícula. Só há um problema, ele é o menos qualificado para se tornar presidente de qualquer coisa. Além disso, não se preocupa muito consigo mesmo, não tem habilidade social e é incapaz de levar a sério a obrigação mais importante que o presidente de classe tem: acender a luz de manhã.

Sra. Jewls - para as crianças, os professores são criaturas estranhas, misteriosas, inexplicáveis. A Sra. Jewls é uma professora diferente das outras, apesar de ser um pouco excêntrica. Os alunos a adoram e acham que não há método de ensino melhor que o dela. Não importa o que esteja ensinando, as crianças sempre aprendem com ela.

Srta. Mush - ela é a encantadora, escandalosa e bem-intencionada encarregada lanchonete. Todas as crianças gostam muito dela, o único problema é o medo que elas têm da sua comida. Na visão deles, a comida vem com coisas estranhas, como plantas, principalmente quando cozinha a "surpresa de cogumelos". De vez em quando, alguns se atrevem a provar a receita e até incentivam a Srta. Mush a fazer novos cardápios. Mas o tiro sempre sai pela culatra e cada vez fica mais difícil inventar uma desculpa para não comer o "especial do dia".

Louis - é o encarregado da turma e o único adulto normal. Ex-estudante da Escola Wayside, entende as peculiaridades do colégio. Ajuda as crianças e conhece seus problemas. É uma pessoa com autoridade, além de ser o "homem faz tudo". Sempre tem uma piada na ponta da língua e palavras de conforto.

Sr. Kidswatter - o diretor da Escola Wayside não tem idéia sobre o que as crianças aprendem ou quem são os professores, pois passa o tempo todo correndo pelos corredores. Ele adora falar ao microfone, mas só diz coisas estúpidas e desagradáveis. Usa o dinheiro do colégio para seus "projetos especiais e pessoais", como uma pista de patinação que construiu para ele no sótão do prédio e a sala de massagem polonesa no lugar da biblioteca. Ele não é nem um pouco querido pelas criançasas crianças não gostam dele.

Exibição: segunda a sexta, 10h, Nickelodeon

Indicação: a partir dos 7 anos

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: