sexta-feira, 10 de julho de 2009

Uma nova jornada

Nem mesmo os recordes de bilheterias parece que vão segurar o diretor de A Era do Gelo 3. Em entrevista ao G1 por telefone, de Nova York, o cineasta brasileiro Carlos Saldanha revelou que vai abandonar o projeto da franquia e que o novo filme marca sua despedida do comando da série. “Terei saudades, é claro, mas estou criativamente satisfeito. Se a franquia voltar, será com outro diretor e deve ter uma renovação”, disse Saldanha em entrevista ao telefone ao portal G1.

Em A Era do Gelo 3, Manny e Ellie aguardam o nascimento de seu filhote, enquanto Scrat arruma uma namorada e a preguiça Sid cria sua própria família, embora de faz-de-conta, ao desviar ovos de dinossauro. “É uma história sobre a reconciliação e a cooperação entre os amigos”, conta Saldanha. “O segredo do nosso sucesso são as temáticas acessíveis a todos, como amizade, paternidade e amor. Quero divertir crianças e adultos igualmente, mesmo que eles se identifiquem com elementos diferentes”, afirma o cineasta de 40 anos, que se inspirou em sua própria família – sua mulher estava grávida de sua terceira filha na época da produção – para criar a nova história.

Primeiro filme em 3D
Quanto à estreia em versão 3D digital, Carlos Saldanha conta que a introdução do novo formato não provocou grandes mudanças no processo de produção. "As etapas funcionam da mesma forma que no filme 2D. A diferença é que você tem que ficar mais atento ao posicionamento de câmera e à composição, porque no 3D você vê tudo. Por exemplo, se dois personagens conversam e eles não se olham nos olhos, isso fica evidente no 3D. Então, em essência, o 3D acaba ajudando o filme em 2D."

Para Saldanha, a adesão ao novo formato foi uma decisão "inevitável". "Tínhamos que acompanhar o mercado, é um 'boom', todo mundo está apostando", diz o diretor. Mas ele acredita que a introdução do 3D não enfraquece a animação em duas dimensões. "Cinema continua sendo cinema, é se divertir com o filme e comer pipoca", diz.

A vida após A Era do Gelo
O animador conta que já está envolvido em um novo projeto e que, desta vez, vai levar o sotaque brasileiro para Hollywood. Ainda sem previsão de estreia, o filme se chama Rio e conta a história de uma arara azul que vive em um cativeiro nos EUA e resolve viver uma aventura no na Cidade Maravilhosa, durante o Carnaval. "Tenho muito orgulho do Brasil. Quero trabalhar a cultura, a música, as cores e a dança do meu país", conta o diretor, que vive nos EUA há cerca de 18 anos. "Quero mostrar o que temos de melhor, mas sem caricaturas", afirma Saldanha.

Ele admite sentir saudades do país, mas diz que não tem planos de retornar. "A vida de minha família é aqui. Mantenho minha brasilidade, mas sou global." Leia entrevista com o diretor aqui.

* com fonte do texo de carla meneghini, do portal g1

Nenhum comentário: