quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Animação nacional premiada

Esta não é nova, mas merece ficar aqui registrada. Em agosto, o longa-metragem brasileiro de animação Garoto Cósmico, de Alê Abreu (dos curtas Sírius e Espantalho), ganhou o Prêmio Especial do Júri Infantil no 23° Festival de Cinema de Crianças e Jovens Adultos de Hamedan. O evento aconteceu de 2 a 6 de agosto, no Irã, e contou em seu jurí com a presença da catarinense Dora Girardello, de 10 anos, e Luiza Lins, diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

Na ocasião, o diretor Alê Abreu comentou que o prêmio para seu animado foi muito importante para o cinema nacional. "Ser escolhido pelo júri infantil nos mostra mais uma vez que Garoto Cósmico chegou onde a gente queria e que as crianças também desejam debater e pensar o mundo à sua volta e, assim, descobri-lo. É inegável que os filmes são diálogos importantes com as crianças. Cultura é o entendimento de onde e quando a gente vive, e o cinema pode estimular a criança a essa importante reflexão”, disse.

No desenho, Cósmico, Luna e Maninho, por acidente, saem do planeta nata, onde a vida é totalmente programada, e acabam descobrindo um mundo divertido e cheio de possibilidades habitado pelo carismático Giramundos (Raul Cortez) e seu circo. Apresentando uma proposta educativa para as crianças, o longa foi inspirado em livro homônimo (leia mais aqui) e está disponível no Brasil para venda em DVD com extras como trailer de cinema, making of com cenas dos bastidores da produção, além de clipes das canções compostas por Gustavo Kurlat e interpretadas por Arnaldo Antunes, Vanessa da Mata (que participa também da dublagem dando voz à personagem circense Bailarina), Wellington Nogueira e Raul Cortez, que canta e dubla em seu último trabalho para o cinema.

Para mais informações sobre o filme,a dica é o site oficial, que traz games, vídeos, músicas, papéis de parede e muitas surpresas para a garotada.

(shirley paradizo*)

* com fonte do site cinema com rapadura

Nenhum comentário: