quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Animação em pauta: DIA

Na semana que vem, mais precisamente no dia 28 de outubro, o planeta comemora o Dia Internacional da Animação (DIA). Nessa data, cerca de 400 cidades brasileiras participam das homenagens organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica. O DIA também acontece em 30 países, como França, Estados Unidos, África do Sul, China e Austrália, que fazem intercâmbio de suas mostras.

Em 2009, foram inscritos 126 curtas-metragens animados de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados nove para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e nos países membros da Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA). Durante uma hora, serão apresentados curtas estrangeiros, como História Trágica com um Final Feliz (português), Global Warning (australiano) e Selva (russo). Logo após, também durante uma hora, é a vez dos curtas nacionais, como os premiados Dossiê Rê Bordosa, de César Cabral, O Jumento Santo e a Cidade que Acabou Antes de Começar, de William Paiva e Leo D.

A mostra foi criada em 2002 pela ASIFA em homenagem ao primeira projeção de uma animação. No dia 28 de outubro de 1982, Émile Reynaud ( (três anos antes da primeira projeção do cinematógrafo dos irmãos Lumière) fez a primeira exibição de um animado do seu teatro óptico no Museu de Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

O Brasil participa do evento desde 2004 e é organizado pela ABCA. A cada ano mais e mais cidades brasileiras aderem às comemorações. Em 2008, 150 cidades promoveram a Mostra Oficial do DIA. Em 2009, cerca de 400 municípios vão realizar o evento graças à iniciativa voluntária dos organizadores locais e dos patrocínios de entidades, empresas e programas públicos. O projeto é patrocinado nacionalmente pelo Fundo Nacional da Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e pela Petrobrás, por meio do Programa Petrobrás Cultural com incentivo da Lei Rouanet. E também conta com parceria da ASIFA, que faz com que filmes os brasileiros também sejam apresentados em outros países que comemoram o DIA.

O estado de São Paulo é o recordista de cidades participantes no Brasil. Das cerca de 400 localidades brasileiras, mais de 100 são paulistas. Deste total, 66 municípios do estado vão receber o Dia Internacional da Animação pela primeira vez. Confira a programação completa no site oficial do evento, que traz informações sobre a data e as cidades e locais de todo o páis onde aconterão as mostras. Confira abaixo vídeo da animação de Émile Reynaud.


(shirley paradizo)

Nenhum comentário: