quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Criança & TV: Atitude correta?

Pais que compraram DVDs Baby Einstein serão reembolsados pela Disney. Essa resolução, que vale apenas para os Estados Unidos, foi anunciada pela CCFC, organização que combate o consumismo infantil no país. A devolução será feita para os consumidores que adquiriram o produto nos últimos 5 anos, sendo que os pedidos de reembolso serão aceitos até 4 de março de 2010. “Não existe comprovação de que as mídias eletrônicas contribuam para a educação de crianças. Esperamos que outras companhias que também tenham produtos para bebês sigam o exemplo da Disney’, afirma em comunicado oficial a psicóloga Susan Linn, uma das fundadoras do CCFC e autora do livro Crianças do Consumo (publicado no Brasil pelo Instituto Alana).

A campanha de divulgação do Baby Einstein foi baseada nos supostos benefícios de programas televisivos voltados para bebês. Em 2006, a Federal Trade Comission, órgão do governo americano de defesa do consumidor, proibiu a Disney de continuar divulgando o produto como educativo. Uma das justificativas está no fato de que a Associação Americana de Pediatria não recomenda que crianças de até 2 anos de idade sejam expostas a programas de televisão.

Em comunicado oficial, o projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, declarou que apesar do reembolso acontecer apenas nos Estados Unidos, a medida aponta para um avanço mundial na proteção dos direitos da criança. No Brasil, os DVDs ainda são comercializados pela Disney. Mais informações sobre a resolução da CCFC (em inglês) no site.

* texto de simone tinti, publicado originalmente no site da revista crescer

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