quarta-feira, 21 de outubro de 2009

In memoriam: Vic Mizzy

O músico Vic Mizzy, famoso por compor a música-tema do seriado A Família Addams, na década de 1960, faleceu no último sábado, dia 17, em Los Angeles, aos 93 anos. O empresário do compositor, Jonathan Wolfson, não divulgou a causa da morte e informou apenas que Mizzy estava em sua própria residência, localizada em Bel Air, quando morreu. Natural do Brooklyn, Nova York, o pianista iniciou a carreira profissional aos 14 anos.

Nas décadas de 40 e 50, compôs músicas interpretadas por Doris Day (My Dreams Are Getting Better All the Time), Dean Martin (Choo n' Gum), e diversos outros cantores, como Perry Como e Billie Holiday. Ainda jovem, Mizzy conheceu Irving Taylor e, juntos, começaram a compor e a escrever esquetes para shows de variedades. Enquanto servia na marinaha norte-americana na Segundo Guerra Mundial, os dois escreveram várias canções de sucesso, incluindo Three Little Sisters (inserida na trilha sonora do filme Memórias de uma Gueixa, de 2005) e Take It Easy.

Mas seu trabalho mais famoso foi o tema de abertura da série de TV que acompanhava o clãs Addams. A canção, composta em 1964, consagrou-se como um dos temas mais famosos do cinema e da televisão. Mizzy não só a compôs com também cantou a música ele mesmo, e regravou três vezes, para dar a impressão de haver vários vocalistas. Foi ele ainda que dirigiu a abertura do seriado e, inclusive deu a ideia aos atores para que estalassem os dedos como se estivessem entediados. Na mesma época dos Addams, o compositor assumiu também o tema da série Green Acres, com Eva Gabor e Eddie Albert, exibida somente nos Estados Unidos.

Ainda na década de 1960, ele começou a compor músicas para filmes, tendo se destacado com Ghost and Mr. Chicken (1966) e The Reluctant Astronaut (1967), ambos do diretor Don Knotts. Entre as criações mais recentes de Mizzy, está uma música para o filme Homem-Aranha 2, incluída somente na versão em DVD do longa. Confira o vídeo de abertura da série abaixo e outras as composições de Vic Mizzy no site do músico.



(shirley paradizo)

Nenhum comentário: