quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Um menino e um pé de feijão

Ao que tudo indica, o clássico conto João e o Pé de Feijão vai mesmo dar as caras nas salas escuras. De acordo com informações, o diretor Bryan Singer (de Operação Valquíria e X-Men 1 e 2) foi contratado para dirigir uma versão moderna da fábula (Jack the Giant Killer), que vai contar com roteiro de Mark Bomback (de A Montanha Enfeitiçada). Singer entra na produção para substituir o diretor David Caruso (de Controle Absoluto), que abandonou o projeto.

Na história, que acho que todos conhecem, é sobre um menino pobre chamado João que vai ao mercado a pedido de sua mãe a fim de vender uma vaca e conseguir dinheiro. Quando ele ao local, um estranho lhe propõe cinco "feijões mágicos em troca do animal. João aceita a barganha e retorna para casa com os feijões no bolso. A mãe, claro, fica furiosa e joga os feijões pela janela. Enquanto o menino dorme, os feijões germinam e uma gigantesca "árvore" desponta em seu jardim. Ao acordar, ele decide escalar o pé de feijão e chega a uma terra acima das nuvens habitada por um gigante que se alimenta de seres humanos. Assim, começa sua aventura, regada a muito perigos, uma harpa falante e uma galinha que bota ovos de ouro.

As aventuras de João foram registradas pela primeira vez por em livro por Benjamin Tabart em 1807, como A História de João e o Pé de Feijão. O conto foi popularizado por Joseph Jacobs, em 1890, com a publicação de English Fairy Tales, e acredita-se que seja mais próxima e fiel às versões orais do que a de Tabart. Os irmãos Grimm também fizeram sua versão da história, que é muito traduzida ainda hoje e fonte de inspiração para peças de teatro, contos derivados, desenhos entre outro.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: